Por Manu Souza | Fotos: Divulgação
Referência para os profissionais do mercado de construção civil e arquitetura do Brasil e de toda América Latina e considerada o principal evento de negócios, relacionamento e inspiração do setor, a Feicon 2025 – em sua 29ª edição, que acontece de 8 a 11 de abril -, contará com mais de mil marcas expositoras e espera atrair visitantes e compradores do Brasil e de mais de 70 países. Segundo a organização, o evento busca fortalecer o setor ao promover tendências inovadoras e conectar profissionais qualificados de diferentes segmentos da construção civil, como varejistas, engenheiros, construtores e especificadores.
Dentro da programação do evento, mais uma vez, contaremos com a Casa Cerâmica – em sua 17ª edição -, destacada como estrela do evento, a casa foi construída em apenas cinco dias e evidencia o avanço da alvenaria racionalizada com blocos cerâmicos, apresentando um sistema construtivo inteligente que elimina a quebra de paredes e o desperdício de materiais. As instalações elétricas e hidráulicas são integradas aos blocos, otimizando o tempo de obra e garantindo maior conforto térmico e acústico aos futuros moradores. O método resulta em economia significativa, utilizando menos ferragem e argamassa em comparação aos métodos tradicionais, com desperdício zero.
A Anicer, como sempre, apoiou a construção da Casa Cerâmica e seu presidente reforça a importância da realização deste grandioso projeto. “A Casa Cerâmica é um projeto consolidado e validado por uma das maiores construtoras do setor, que é parceira da construção há várias edições. A realização desta construção comprova que este modelo de casa pode ser aplicado no Brasil inteiro. É um projeto que obedece todas as normas técnicas e de desempenho. Um modelo seguro, eficiente e rápido que não deixa a desejar em nada, em relação aos sistemas construtivos alternativos”, explica o Presidente da Anicer, Waldyr De Moraes.
A edição deste ano da casa demonstra, na prática, as mais recentes inovações em construção residencial, com ênfase em sustentabilidade, eficiência energética e processos construtivos industrializados. Além disso, o projeto recebeu uma atualização do projeto de monitoramento de consumo em residências populares – com sensores inteligentes que coletam dados de eletrodomésticos, permitindo a otimização do uso de energia.
“A Casa Cerâmica vai além de um conceito futurista; ela é uma realidade aplicável hoje,” afirma o realizador do projeto, Paulo Henrique Manzini. “Nosso compromisso é apresentar uma casa modelo real, funcional, que incorpore o que há de mais moderno em processos, produtos e insumos, mostrando que a tecnologia e a inovação podem, e devem caminhar juntas com a sustentabilidade e a qualidade de vida”.
Pelo quarto ano consecutivo, a Casa Cerâmica conta com a realização da Pacaembu Construtora, a maior construtora de casas do Brasil, que é referência na construção de bairros planejados e moradias de qualidade, principalmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida. “A parceria com a Pacaembu valida a aplicabilidade e a relevância das soluções que apresentamos na Casa Cerâmica, mostrando que é possível construir em larga escala com qualidade, eficiência e foco no bem-estar das famílias”, diz Manzini.
A Casa Cerâmica conta com patrocínio da Associação das Cerâmicas de Tatuí e Região (Acertar) e Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acervir). Além disso, a execução conta com a parceria das cerâmicas Selecta (Blocos Cerâmicos), Faulim (Lajes), Top Telha e Laranjal (Telhas Cerâmicas), Gresca, Tatuí, Barrobello, Juscimeira e Formigari.
City (Bloco Estrutural 11,5x19x39), Laranjal e Top Telha (Telhas) e Faulim (Laje). O projeto conta ainda com apoio das cerâmicas Selecta, Carmelo Flor, Mifale, Barro Nobre, Gresca, Tatuí, Barrobello, Formigari e Juscimeira.
Visite a Casa Cerâmica de 8 a 11 de abril, das 10h às 20h.
Deixe um comentário