Hoje é:19 de setembro de 2024

Anicer e Sindcerâmica promovem treinamento Tijolo Legal no Ceará

Curso auxilia os órgãos de fiscalização sobre a norma NBR 15.270-2017

Por Juliana Meneses

Foi realizado, na última terça-feira (29), o curso de aperfeiçoamento sobre a Norma ABNT NBR 15270:2017 para os técnicos do Ipem e Senai do Ceará, com o objetivo de esclarecer questões técnicas sobre o conteúdo normativo. O treinamento online foi ministrado pelo Consultor Técnico da Anicer, Antônio Pimenta e o representante da Entidade Gestora Técnica (EGT) do PSQ, Lucas Lopes, que abordaram a temática sobre a Norma Técnica NBR 15.270-2017 1 e 2 e a Portaria Inmetro 270-2021, que regularizam os blocos cerâmicos de vedação.

A intenção do treinamento foi trazer para o corpo técnico que fiscaliza os blocos cerâmicos do estado uma atualização do conteúdo, levando informações da campanha do Tijolo Legal, de modo que estes órgãos estejam de acordo com os procedimentos e exigências da norma. A campanha do Tijolo Legal visa valorizar o produto cerâmico, incentivar a legalidade das empresas e conformidades dos produtos, inibir a concorrência desleal, criar cultura de vendas pela qualidade técnica, valorizar e educar o consumidor final.

Para o presidente do Sindcerâmica CE, Marcelo Tavares, o treinamento auxiliará os órgãos de fiscalização em realizar o trabalho diário, além de promover a campanha do Tijolo Legal. “A capacitação foi muito importante porque vimos que os profissionais do Ipem e Inmetro não estão familiarizados com as portarias e normas no dia a dia, então, para poder aderir à campanha do Tijolo Legal, foi fundamental o treinamento, o aperfeiçoamento para tirar dúvidas, para que possamos ter o objetivo da campanha, que é a valorização do produto cerâmico e a inibição dos tijolos fora de norma e da concorrência desleal, os técnicos precisam estar capacitados. Foi tão positiva a reunião que eu acho que a Anicer poderá replicar o treinamento para outros profissionais do país”.

No treinamento, foi esclarecido que algumas características interessantes do produto são as dimensões externas dos blocos, largura e comprimento, que seguem uma regulamentação específica de acordo com a tabela existente na portaria e na norma, e que devem ser seguidos pelos fabricantes do produto cerâmico.

O palestrante Antônio Pimenta falou sobre como a iniciativa é importante para o setor da cerâmica vermelha do Ceará. “A primeira importância é a iniciativa do sindicato e dos ceramistas locais em reunir os ceramistas e discutir as questões da qualidade, atualizar os ceramistas com relação as normas e portarias, por exemplo, nós temos agora, recentemente, a portaria do Inmetro que era a portaria 558:2013, ela agora será substituída, a partir de 01 de julho, pela portaria 270:2021, então, é importante que os ceramistas fiquem atentos a isso e essa organização do Tijolo Legal faz com que eles escutem outras coisas também, por exemplo, é muito interessante que nesse mês comece a discutir assuntos gerais de mercado, como é o caso da aplicação das Fichas de Avaliação de Desempenho”.

Pimenta acrescentou ainda sobre a relevância de se estabelecer uma boa comunicação sobre as demandas do setor. “Todas as associações e sindicatos giram em torno dos interesses de seus associados e essas atividades e iniciativas ajudam muito a reunir e discutir seus problemas, então, vamos discutir a questão do Tijolo Legal, que é estabelecer uma comunicação melhor com essas revendas, uma comunicação melhor com o consumidor final, que vai comprar o produto, vai construir uma obra qualquer, seja uma alvenaria, uma cobertura, uma laje, então, essa comunicação, esse levar informação técnica sobre o que é um produto de boa qualidade é muito importante para qualquer setor”.

Foi explicado que na amostragem é necessário realizar a inspeção visual, registro fotográfico, avaliar a necessidade de armazenar contraprova, de elaborar um formulário de coleta e da nota fiscal. Sobre os ensaios específicos, realizados para a campanha do Tijolo Legal, estão inclusos dentre o que será analisado, a identificação, as características visuais, dimensional, largura, altura, comprimento, parede e septo.

O palestrante Lucas Lopes mostrou, na prática, a forma correta de realizar as medições dos blocos cerâmicos para que na fiscalização seja verificada a conformidade das medidas corretamente. Para Lopes, o treinamento foi importante para elucidar sobre as regras de forma que possam ser aplicadas nas fiscalizações. “O Sindcerâmica CE, juntamente com o Ipem, Inmentro e Senai, buscou o auxílio da Anicer e da EGT Firjan-Senai Três Rios para capacitação do pessoal envolvido na campanha. Além da fiscalização, o objetivo é conscientizar os fabricantes e fornecedores de blocos cerâmicos sobre a importância de produzir blocos que atendam a Portaria  270/2021 e a ABNT NBR  15.270:2017. Dessa forma conseguiremos reduzir, cada vez mais, o índice de não conformidade sistemática”.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *