Hoje é:20 de setembro de 2024

Antigo cinema volta à ativa com construção tradicional

Cinema de Paraty é reaberto preservando a estrutura de sua fundação

Por Juliana Meneses sob a supervisão de Manu Souza | Imagens: archdaily

O antigo cinema de Paraty, o Cine São Jorge, mais conhecido como “cinema do Seu Pedro”, que funcionou entre 1930 e 1973, foi reinaugurado preservando a edificação original. O sobrado do século 19, tombado, localizado na cidade de Paraty, interior do Rio de Janeiro, fica no Centro Histórico da região, em frente à Praça da Matriz. A edificação foi totalmente reformada para dar espaço ao Cinema da Praça – Espaço Experimental de Cultura.

Preservando as paredes de tijolos cerâmicos e utilizando o conceito aberto, foi possível aproveitar as possibilidades do espaço, conservando a memória e resguardando a identidade visual. O projeto de restauro e reforma aproveitou toda a beleza e imponência da estrutura original, mantendo a personalidade que esse tipo de construção consegue dar ao ambiente, buscando a proteção do patrimônio histórico cultural e afetivo.

Foi aliado o estilo antigo e tradicional da construção original, com o moderno do espaço cinematográfico, de modo que não houvesse nenhum prejuízo para o conjunto arquitetônico. O salão principal do cinema-teatro possui uma sala de projeção com 80 lugares e equipamentos de alta qualidade, que pode ser também adaptado para exposições.

Comportando no térreo balcão de recepção/copa, escada para o segundo andar, rota acessível à sala de cinema-teatro, banheiros, acesso de serviços, depósito, camarim e, aos fundos, acesso à coxia. O segundo andar traz ainda uma sala multiuso onde são ministradas oficinas e cursos e outro espaço para leitura, com acervo especializado de 4.000 livros, cabine de projeção, administração, banheiro e copa para os funcionários, depósito, acesso para plataforma e terraço técnico.

O Cinema da Praça – Espaço Experimental de Cultura Cinema da Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paraty Cultural, com patrocínio da Petrobras, BNDES, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio da Comunitas.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *