Por Manu Souza | Com fotos de Adam Jones (CC BY-SA 2.0), Diliff (CC BY-SA 3.0), John Samuel (CC BY-SA 4.0) e Syrio (CC BY-SA 4.0)
Fundada por volta de 1495-1500, a Igreja de Santa Ana, está localizada na cidade de Vilnius, na Lituânia e carrega uma arquitetura gótica difícil de passar em branco para quem a visita. A sua simples existência permitiu que a cidade fosse incluída na lista de locais do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Apesar de não existirem certezas sobre quem projetou a igreja, rumores indicam que levaria a assinatura do arquiteto Michael Enkinger, já que ele construiu uma igreja de mesmo nome em Varsóvia.
Uma lenda urbana conta ainda que durante a guerra franco-russa, o exército de Napoleão Bonaparte parou em Vilnius e o líder militar indicou o seu desejo de levar Santa Ana para sua casa, em Paris, “na palma da mão”.
Não é para menos, a fachada da construção impressiona e foi construída com trinta e três tipos diferentes de tijolos cerâmicos, que formam um desenho no estilo gótico flamejante. Várias torres se erguem a partir do seu intricado desenho, que destacam ainda algumas janelas retangulares e com arcos de volta quebrada que eram os mais empregados nas construções desse estilo arquitetônico.
A Igreja faz parte de um conjunto que compreende a Igreja Gótica de São Francisco e Bernadine, além de um mosteiro. Em seu interior, prevalece o estilo barroco, marcado por abóbadas, arcos e esculturas.
Deixe um comentário