Por Juliana Meneses – Imagens: Hiroyuki Oki
Localizado no bairro de Taquari, em Brasília, o projeto de uma casa do arquiteto Ney Lima conseguiu preservar uma árvore típica do cerrado que existia no terreno, destacando o material de cerâmica vermelha em sua estrutura.
O conceito central arquitetônico é minimalista e clean, com traços retos e design simples. A casa possui dois amplos pavimentos de dois andares cada, que formam um U.
A ideia é que houvesse uma valorização da área externa onde fica a árvore, em um pátio que serve de ponto de encontro e área de lazer. A cozinha foi projetada para ser um bistrô que dá saída para esse pátio.
Os blocos cerâmicos foram dispostos na horizontal, de forma tradicional, deixando-os à mostra, em contraste com os acabamentos em branco dos portais e janelas. As janelas que dão para o pátio têm formato redondo, como de um barco, criando um projeto que apesar de clean é esteticamente interessante.
No segundo andar, foram colocadas amplas janelas de vidro e as portas que dão para área externa seguem o mesmo conceito, criando um ambiente integrado com a natureza. Estes elementos de vidro auxiliam a criar luz e ventilação na parte interna da construção.
A parte externa conta com uma piscina para refrescar os moradores no clima quente da cidade, o elemento de cerâmica vermelha traz uma sensação de aconchego para balancear com o design mais reto e rígido.
Deixe um comentário