Por Manu Souza | Imagens: Manu Souza e divulgação CASACOR
Considerada a mostra de arquitetura mais importante da América Latina, a CASACOR SP foi aberta no dia 28 de maio e segue até o próximo dia 04 de agosto. O evento, que acontece no Jockey Club de São Paulo, apresenta como conceito o “Planeta Casa”, inspirado na ideia de que cada casa torna-se o universo particular de um indivíduo.
É na nossa casa que podemos expressar, de forma natural e genuína, nossa afetividade e nossa conexão com o outro. E, a partir dela, demonstrar atitudes afetivas para com a comunidade que nos rodeia. “É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro, como um elo no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, Diretora Superintendente da CASACOR.
O evento vai percorrer ainda 18 cidades brasileiras, 4 países da América do Sul e um da América do Norte e os visitantes podem conferir 75 ambientes, que trazem as tendências do último ano e toda a personalidade de grandes profissionais renomados. A mostra paulistana apresenta ambientes como lofts, lounges, salas, estúdios, um apartamento completo e muitos outros.
Em sua 33ª edição, a mostra mantém a tradição de proporcionar experiências extraordinárias para os visitantes. Restaurantes, bares e boulangeries garantem o melhor da gastronomia. Lojas oferecem a oportunidade de comprar produtos selecionados. Novidade deste ano, a Arena CASACOR promove semanas temáticas com palestras e debates reflexivos sobre as grandes questões do morar. Por fim, inova com alterações no circuito e grandes investimentos em sustentabilidade e tecnologia.
Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas como um estado de espírito, norteia as novas formas de morar. A geração millennial (nascidos entre 1980 e 1995) permeia essa filosofia quase nômade, do desejo de se sentir em casa em qualquer lugar do mundo. Atrelada a essa necessidade de constante movimento, a tecnologia evoluiu para uma ferramenta mais amigável e que facilita esse processo, tornando o cotidiano mais prático e interativo.
“As conexões com o outro se tornaram sem fronteiras. Nessa premissa, deixar a casa mais inteligente e organicamente integrada às inovações tecnológicas é uma das principais tendências encontradas nas últimas feiras como a Semana de Design de Milão e a Maison et Object”, explica Pedro Ariel, diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR.
“Quando se fala de tecnologia, não estamos nos referindo apenas ao high-tech propriamente dito, mas sim encontrar em elementos simples e até primitivos as ferramentas tecnológicas. Temos visto diversos designers e profissionais do segmento trabalhando com materiais inusitados para alcançar efeitos tecnológicos”, complementa Cristina Bava, redatora-chefe da CASACOR.
Aliada à necessidade de se beneficiar da tecnologia, vem a preocupação com valores como ética, transparência, diversidade e consciência. As pessoas procuram cada vez mais saber a procedência e o propósito do produto a ser consumido. Esse comportamento é reflexo da preocupação do indivíduo com a sua postura em relação ao mundo. “É olhar, de certa forma, com afeto para o mundo e para o futuro”, comenta Lívia.
E sustentabilidade é um assunto levado a sério pela organização da mostra. Em cada nova edição, o compromisso é reforçado e aprimorado. Em 2019, a meta é deixar de produzir 450 toneladas dos mais diversos resíduos em todas as fases do evento e dar destinação adequada para o restante. Há três anos, a CASACOR assumiu a responsabilidade de buscar a certificação ISO 14.001 até 2020. No ano passado, a edição São Paulo ratificou uma série de medidas e soluções e conseguiu impedir que 99,3% das 2.323 toneladas de resíduos gerados fossem parar em aterros sanitários – o material desviado foi reciclado ou reaproveitado.
Apoiada nessa ideia de que melhor que reciclar é não gerar resíduos, uma das principais ações do ano acontece na bilheteria. Em 2019, a mostra deixa de imprimir 115 mil convites em papel e mais de mil passaportes plásticos, e quem adquiri-los antecipadamente estará contribuindo com a causa. “Em comparação, se colocarmos em linha reta, todos os convites que deixaremos de imprimir, isso representaria uma metragem superior à da Linha Amarela do metrô de São Paulo, que tem 12,8km e vai da Estação da Luz à Vila Sônia. Isso exemplifica o impacto que a CASACOR está exercendo no meio ambiente”, conta Darlan Firmato, Arquiteto Coordenador de Projetos da CASACOR.
Além disso, esse ano os visitantes têm acesso à Rota da Sustentabilidade da CASACOR. Antes uma área apenas de bastidores, a Central de Resíduos agora faz parte do roteiro e demonstra, com práticas diárias, como a mostra processa todos os tipos de materiais. O espaço tem uma horta de orgânicos que abastece as operações gastronômicas de ervas frescas diariamente e, além disso, uma composteira para a produção de adubo, que poderá ser levado para casa pelos visitantes. Assim como a transformação do entorno de nossa casa pode acontecer a partir das nossas próprias iniciativas, a cidade também é modificada por meio de soluções que valorizam o convívio da comunidade.
A Revista da Anicer esteve presente na CASACOR SP 2019 e trouxe nesta matéria, 03 ambientes que se destacaram pela utilização de produtos cerâmicos.
Estudio Hyggek por Melina Romano
O espaço de 68m² conta com suíte, banheiro, living e cozinha. Em todo o piso foi aplicado um modelo de cerâmica quadrada sem rejunte.
Na parede, o charme rústico do tijolo aparente. Os acabamentos são de fácil manutenção e limpeza. E, confirmam a brasilidade, com texturas que evocam a memória afetiva de tantas casas.
O painel de cobogós iluminado foi estrategicamente posicionado no meio do espaço. Destaca-se como uma obra de arte, que faz uma brincadeira de luz e sombra no espaço. Este é um dos recursos que proporciona uma luz suave, além de ser um elemento que faz parte da identidade da arquitetura brasileira.
Casa Sumê por Gustavo Neves
O espaço foi inspirado na ancestralidade, na memória milenar inscrita no inconsciente dos povos, seus modos e costumes, tradições e conhecimentos.
Toda a textura dos muros e algumas paredes externas são feitas com terra e resíduos gerados a partir da construção civil e representam o chão de terra craquelado do sertão brasileiro. O espaço de 355 metros quadrados ostenta peças e materiais nacionais.
O destaque fica para a preocupação sustentável, o ambiente traz diversos elementos provenientes de descarte, piso de terra batida, fachada coberta de piaçava e parede preenchida com feno para vedação (Straw Bale).
O jardim, com plantas típicas da Caatinga, é assinado pelo paisagista Daniel Nunes e percorre toda a construção envolvida por espelhos d’água, em diversos níveis que deságuam uns sobres os outros, formando patamares em movimento.
Ambiente: Casa Conecta
Arquiteta: Ticiane Lima
O espaço de 125m² é dividido em living, banheiro e terraço. A arquiteta se inspirou em uma arquitetura limpa e moderna e na área externa montou o painel de tijolos em diferentes tons de argila, como uma intervenção artística, criando um efeito ripado que fica em harmonia com os tons sóbrios das paredes e criando uma textura única ao ambiente.
Sobre a CASACOR
Desde 1986, a CASACOR, que é a maior das Américas, tornou-se referência nacional em décor e design e foi responsável por revelar os grandes nomes atuais do mercado – João Armentano, Roberto Migotto, Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, Léo Shehtman e muitos outros.
A ideia para a mostra surgiu há 30 anos, quando as amigas Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda faziam uma viagem a Buenos Aires e visitaram a exposição Casa FOA. No primeiro ano (1987), uma casa na rua Dinamarca abrigou os ambientes decorados aos moldes do que viria se tornar a mostra mais tarde. A cada nova edição, a CASACOR ganhava um endereço diferente. Foi só em 2006 que o Jockey Club de São Paulo tornou-se a sua sede oficial — onde a edição paulistana da mostra permanece até hoje.
No ano 2000, as fundadoras venderam a CASACOR para o Grupo Patrimônio Private Equity. Em 2008, o Grupo Abril e Grupo Dória adquiriram a mostra em sociedade. Desde 2011, o Grupo Abril é único dono da CASACOR. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, são 18 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e Ribeirão Preto. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.
*Publicado originalmente na Revista da Anicer 116.
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