Hoje é:19 de setembro de 2024

Beleza que vem do barro

Marca de cosméticos naturais, abre filial em São Paulo e chama atenção pelo design da arquitetura 100% trabalhada em cerâmica vermelha

Por Manu Souza

Fundada pelo ex-cabeleireiro grego Dennis Paphitis, em 1987, em Melbourne, na Austrália, a Aesop é uma das marcas de cosméticos referência mundial na fabricação de produtos naturais, com ingredientes à base de plantas.

São mais de 100 lojas espalhadas por quinze países, onde o conceito da arquitetura e do design das embalagens, se misturam com a ideologia da marca, criando espaços exclusivos à cada região e embalagens que deixam claro que a qualidade do interior está diretamente relacionada com a simplicidade do exterior.

A filial do Brasil, localizada no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, tem assinatura dos irmãos Campana – Fernando e Humberto Campana – que fizeram do cobogó, a grande estrela da loja paulista. Os elementos vazados formam as paredes e os balcões da loja e, a cada quatro peças, um sol é desenhado. Além disso, os cobogós proporcionam, nitidamente um ambiente claro e arejado.

As estantes, são construídas com blocos estruturais, que dividem espaço em meio às embalagens de produtos da Aesop. No pátio da frente, uma pequena praça pública, com bancos de madeira e plantas trepadeiras, se misturam aos cobogós, iniciando um futuro jardim vertical, que se formará à medida que as plantas de desenvolverem, o que torna a loja ainda mais convidativa.

Quem visita o espaço, percebe que a marca, antes de tudo, se preocupa com a experiência que os seus clientes podem vivenciar ao entrar em um espaço único, desenvolvido especialmente para aquela localização.

Aesop pelo mundo – Em Zurique, a loja é de cortiça; no bairro de Nolita, em Nova York, é feita com 400 mil folhas de papel do jornal “NYT”; na da Saint-Honoré, em Paris, usou 3.500 peças de madeira vitoriana – cortadas, lixadas e numeradas em Melbourne, uma a uma, de acordo com a exata localização que assumiriam posteriormente.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *