Por Juliana Meneses – Imagens: Dalton Bertini Ruas
Uma ampla e bonita biblioteca, construída com tijolos cerâmicos à vista, ganha posição de destaque em uma granja localizada no interior de São Paulo. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Ipea e a ideia de construção da biblioteca particular, surgiu da necessidade do proprietário em ter um local adequado para guardar seus diversos livros, conciliando com um espaço de estudo e trabalho.
O ambiente criado de forma independente da casa principal proporciona o silêncio necessário para o desempenho destas tarefas.
A construção destaca blocos de cerâmica vermelha e madeira, além de uma grande parede de vidro, onde fica a porta de entrada do local, resultando em um ambiente com clima acolhedor e com uma entrada de luz que favorece a leitura.
O material cerâmico foi aplicado tanto no paredão localizado atrás da estante principal do cômodo, quanto na parede lateral da porta de entrada. Os blocos à mostra foram dispostos na horizontal por toda extensão da parede, dando uma agradável sensação visual.
Também foi criada uma varandinha ao redor da biblioteca, onde foi possível aproveitar o espaço para que houvesse mais uma área de utilização para o proprietário, com uma mesa para realizar as tarefas ao ar livre.
O telhado da biblioteca é feito de telhas de cerâmica vermelha tradicionais, que entram em total harmonia com os materiais utilizados no projeto.
Deixe um comentário