Por Ascom Ibram
No cenário atual de transformação ecológica, os minerais críticos e estratégicos emergem como protagonistas centrais em debates globais. Para discutir esse tema vital para o futuro da humanidade, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) realiza o Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos, nos dias 7 e 8 de maio, em Brasília (DF).
O evento vai abordar a importância desses minerais na transição energética global. Segundo o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, não existe possibilidade de uma transição para uma economia de baixo carbono sem os chamados “minerais críticos”, como lítio, nióbio, terras-raras, cobre, entre outros.
“Esses minérios são insumos para desenvolver tecnologias e equipamentos voltados à transição energética. O Brasil tem uma janela de oportunidades nesta área. Segundo a Agência Internacional de Energia, até 2030 teremos U$S 1,2 trilhão de investimentos nesta área. Isso é um passaporte não só para a transição energética, mas também para o próprio país em termos de empregos e tecnologias. Temos chances e oportunidades que não podemos perder. Vamos colocar essa temática no centro de debates com players importantes dos poderes público e privado”, afirma Jungmann.
A programação do evento conta com discussões sobre a nova política industrial para o Brasil; considerações socioambientais relacionadas à exploração de MCE; as dimensões geopolíticas e as políticas internacionais que moldam o cenário dos minerais críticos e estratégicos; rotas de descarbonização para a indústria mineral e o potencial desses minerais nas Américas.
Clique aqui e confira toda a programação do seminário. Os interessados poderão fazer aqui inscrições.
Serviço:
Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos
Data: 7 e 8/5/2024
Horário: 9h às 19h
Local: Brasília (DF)
Mais informações em https://ibram-eventos.com.br/event-landing-page/29
Deixe um comentário