Por Manu Souza | Imagens: Charlie Xia / Archilovers
Entre os 12 vencedores do concurso internacional para a “Concepção e recuperação ambiental de antigos pavilhões industriais dentro das melhores práticas de área urbana” na Expo Shanghai 2010, este projeto foi implementado em uma vila italiana e desenvolvido pelo arquiteto Mario Occhiuto.
O arquiteto preservou a estrutura da construção e a forma dos pavilhões e implantou uma nova fachada abrangente, respeitando a obra original e as suas aberturas e garantindo uniformidade. O revestimento é constituído por placas de tijolos ornamentais com medidas de 120 x 120 cm, feitas de argila prensada e aplicadas com resinas naturais de quartzo. Os edifícios anexos que foram construídos são integrados à estrutura já existente e ligam a praça, na área externa, com os pavilhões através de uma série de passarelas externas e internas.
A fachada funciona como barreira térmica e tela de projeção e iluminação. Além disso, facilita a circulação do ar e da luz natural no ambiente. As placas cerâmicas possuem desenhos que representam decorações inspiradas na cerâmica de Vietri, antiga tradição que pode ser encontrada em casas da região de Pompeia, na Itália, e em muitas basílicas cristãs. O resultado é uma construção moderna, sustentável e visualmente bonita.
Deixe um comentário