Hoje é:23 de novembro de 2024

Casa Cerâmica se destaca na Feicon 2022

Por Manu Souza e Carlos Cruz | Imagens: Douglas Mendes Batista/Casa Cerâmica e Anicer

Após dois anos suspensa devido à pandemia de Covid-19, a Feicon voltou para a sua 26ª edição, que aconteceu de 29 de março a 1º de abril, no São Paulo Expo, reunindo mais de 700 marcas expositoras que, juntas, ofereceram uma visão completa do mix de setores da construção civil e arquitetura em um só lugar. Para seus milhares de visitantes, mais do que uma feira, o evento é também uma plataforma de relacionamento, conhecimento e inspiração. Com iniciativas presenciais e digitais, a Feicon tem o poder de conectar todo o mercado, gerando conteúdo e negócios, não somente durante o evento, mas pelos meses futuros.

Em sua 13ª edição, a Casa Cerâmica apresentou um novo projeto, com de 45,47 m² de área construída, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, utilizando o sistema de alvenaria racionalizada e blocos estruturais.

Destacada como estrela do evento, a Casa Cerâmica começou a ser construída uma semana antes do início da abertura da Feira e levou exatos cinco dias para ficar pronta para visitação. Após a simulação de uma base de concreto, o processo seguiu os seguintes passos: no primeiro dia a alvenaria, no segundo dia a laje, no terceiro a cobertura, no quarto as instalações de portas, janelas, pisos e revestimentos e no quinto dia alguns itens de acabamento.

Além de destacar as vantagens do uso da alvenaria estrutural e a qualidade dos produtos cerâmicos, os visitantes também puderam conferir novas tecnologias que impactam na gestão e supervisão da obra. A inovação chamou a atenção da mídia, que reproduziu diversas matérias sobre o projeto.

A execução do projeto fiou por conta da Construtora Pacaembu, considerada a maior do país em capital fechado. De acordo com Paulo Manzini, responsável pela Casa Cerâmica, a Pacaembu foi escolhida por já trabalhar com blocos cerâmicos. “A maioria das outras construtoras é vertical, fazem muitos prédios, e a Pacaembu é mais focada na construção de casas, o que veio como uma luva para o nosso setor”, explica.

Diferentemente dos outros anos em que a Casa Cerâmica atendia a um modelo de casa do governo do estado e de programas habitacionais, este ano a casa voltou a ter uma pegada mais de mercado. Para Manzini, esse diferencial traz uma maior liberdade ao projeto e permite que os produtos cerâmicos, as técnicas e a tecnologia aplicada sejam mais bem explorados.

E a Anicer, como sempre, não poderia ficar de fora e apoiou a construção da Casa. No espaço anexo a construção, algumas startups apresentaram novidades tecnológicas para o setor de cerâmica vermelha. Além disso, empresas parcerias como Grupo Faulin, Top Telhas, Barrobello e City estavam localizadas bem próximas a casa.

Casa Cerâmica em detalhes

A Revista da Anicer conversou com o desenvolvedor do projeto, Paulo Manzini, que explicou o que torna a Casa Cerâmica tão especial e importante na Feicon.

Revista da Anicer: Qual o objetivo da construção da Casa Cerâmica na Feicon?

Manzini: Principalmente difundir os benefícios do material cerâmico, podendo demonstrar moradias de qualidade para a vida toda. Demonstrar todas as vantagens da alvenaria racionalizada que vai de encontro com a economia ao final da obra e promover fornecedores parceiros comercialmente falando.

RA: Como o público tem percebido o espaço ao longo dos anos?

M: Já somos um projeto consolidado, os visitantes vêm à feira justamente para procurar as inovações e novas demonstrações do projeto, sejam em produtos ou serviços. Através da iniciativa de construir dentro do pavilhão, garantimos público, na qual nos tornamos o m2 mais visitado da feira.

RA: Qual a diferença desta edição, em relação a última casa que foi construída?

M: Foi uma ação comercial, com peso institucional ligado 100% na cerâmica vermelha. Unimos o setor com a maior construtora do Brasil em empreendimentos horizontais, ou seja, a maior construtora do Brasil em casas e que usa 100% dos blocos cerâmicos. Isso proporcionou força ao projeto, trazendo mais apoiadores, com nomes de peso na construção civil. Verdadeiras âncoras. Também pudemos demonstrar técnicas e produtos, associados a toda tecnologia e os bastidores dos grandes negócios.

RA: Qual a importância dos parceiros no projeto?

M: Total! Não mais se trata de apenas uma obra bem construída e sim o todo que se tem por trás de um empreendimento. Planejamento, ações que resultem em um bem maior para a população que vai morar naquele empreendimento. Uma casa econômica que tem produtos de qualidade garantidos, nível A na obra, na execução da obra.

RA: Como as startups que compuseram o entorno da casa estão associadas ao projeto exposto?

M: Elas demonstraram tudo sobre o quantitativo de informações que são possíveis agrupar em um empreendimento, seja uma simples ação de acompanhando à obra, até um referenciamento completo de dados para o auxílio do desenvolvimento não apenas do canteiro de obra, mas do empreendimento como um todo.

RA: Quais os planos para a próxima edição?

M: Vamos começar a desenhar, mas com certeza são planos bem mais complexos e audaciosos que vem de encontro com uma ação de marketing bem mais imposta na feira. Seria uma feira dentro da própria feira. Entretanto, ainda é cedo para tratar destas ações da próxima edição.

Vantagens da cerâmica vermelha

As vantagens já são velhas conhecidas do mercado. Não há cortes nas paredes, a elétrica e a hidráulica são embutidas na construção da alvenaria, o que gera uma economia de até 30% ao final da obra.

Manzini explica que são vantagens que outras alvenarias também têm. Mas o grande diferencial da cerâmica vermelha é o conforto térmico e o acústico, com o atendimento à norma de desempenho, o que não acontece com os outros processos construtivos.

Alvenaria do Brasil

Recentemente, A Anicer e a BlocoBrasil se uniram em uma campanha para conscientizar o mercado sobre a superioridade do sistema de alvenaria. Assim nasceu o projeto Alvenaria do Brasil com esforço conjunto dos dois segmentos para prestar todos os esclarecimentos necessários a quem está interessado em adquirir um imóvel. Dessa forma, as duas entidades acreditam que as escolhas poderão ser mais acertadas.

 

O formato do projeto foi desenvolvido com o objetivo de ampliar as vendas de blocos, tanto de cerâmica vermelha quanto de concreto, que vêm enfrentando forte concorrência de outros sistemas construtivos de qualidade inferior e que não atendem às regras impostas pela ABNT.

Por meio de dois artefatos interativos – um folder impresso e um perfil no Instagram – a campanha permite que o consumidor vá descobrindo as características dos produtos, que se revelam aos poucos nos textos e nas imagens postadas na rede social. Todos os dados indicados na campanha estão amparados na Norma de Desempenho NBR 15.575.

Conheça você também as vantagens desse sistema construtivo. Acesse: @alvenariadobrasil

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