Por Juliana Meneses | Imagens: archdaily
Localizado no Teerã, no Irã, o projeto arquitetônico, casa Khesht-Baf, conta com enormes painéis curvos de blocos de cerâmica vermelha vazados, dispostos de modo que preservem a intimidade dos moradores, mas também possibilitem a entrada da luminosidade na parte interna da casa.
Os painéis, também utilizados dentro da casa, dividem alguns cômodos, como por exemplo, a sala em dois ambientes. Eles aumentam a flexibilidade do espaço para que os moradores possam decidir, conforme a necessidade, o tamanho do ambiente que querem. Os painéis são móveis e podem ser fechados de modo que divida o ambiente em dois.
Na parte exterior, por serem sobrepostos à amplas janelas de vidro, os painéis de blocos cerâmicos auxiliam na privacidade do interior da residência, algo importante para a cultura e costumes iranianos. Painéis curvos foram idealizados para a fachada da edificação, de modo que diminuam a visão, sobretudo dos quartos, trazendo uma sensação de privacidade, mas sem atrapalhar a visão exterior dos moradores, nem mesmo diminuir a luminosidade no interior dos ambientes.
Os painéis de cerâmica vermelha ainda auxiliam na preservação climática da edificação, já que essa camada de blocos, dispostos de forma alternada, criando vãos vazados entre eles, consegue fornecer a quantidade adequada de calor que a casa precisa no inverno, ao mesmo tempo, não permitindo que o sol do verão invada as vidraças.
Além disso, os painéis foram projetados de modo criativo e bonito, sendo também um elemento de design para a casa, trazendo um conceito diferenciado para a fachada, aproveitando a sensação de aconchego que está aliada a utilização deste tipo de material, num projeto único e original.
Deixe um comentário