Hoje é:20 de setembro de 2024

Casa de cultura

Tradição e beleza em projeto inspirador

Por Manu Souza

Inaugurado em 1958, a Casa da Cultura ou “Kultuuritalo”, em finlandês, está localizada no distrito operário de Alppila, norte de Helsinki e foi projetada por Alvar Aalto, para servir de sede do partido comunista da Finlândia.

A forma livre e assimétrica da construção foi desenvolvida a partir do desenvolvimento de um bloco produzido em cerâmica vermelha, que permitiu as formas curvas da fachada.

Aalto já havia utilizado tijolos cerâmicos em diversos dos seus projetos,  mas foi na Casa da Cultura que ele experimentou, pela primeira vez, o uso de um bloco com design não-convencional. O arquiteto utilizou o tijolo como um material orgânico, considerando-o como um objeto primitivo, definindo-o como um material que mantém a sua natureza local, o que dá um ar moderno e tradicional à construção.

O projeto considera espaço para atividades sociais, culturais, administrativas e políticas. O edifício foi dividido em três partes: sala de concertos, sala de congressos e salão principal, além  do edifício de escritórios. A estrutura do edifício tem o formato de U.

Embora o Partido Comunista tenha sido deposto, o local se estabeleceu como uma das mais populares salas de concerto de Helsinki. Declarado monumento histórico nacional no ano de 1989, o edifício passou por uma meticulosa restauração entre 1990 e 1991.

COMPARTILHE

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *