Por Juliana Meneses | Imagens: Oki Hiroyuki
Uma casa, localizada na cidade de Da Nang, no Vietnã, e de autoria do escritório de arquitetura Tropical Space, apresenta um projeto que foi inspirado nos antigos relógios cuco.
Em toda a sua extensão, foram utilizados tijolos em cerâmica vermelha, o projeto possui três blocos conectados e dispostos em bases retangulares, que são também áreas recreativas em sua área externa.
No térreo, fica localizada a sala principal, o banheiro e o closet, e no segundo andar um quarto amplo. Já o bloco B possui outra sala no térreo e um quarto infantil no segundo andar. O bloco C é composto por cozinha e copa. Os blocos são todos conectados entre si e todos têm saída para as partes externas da casa.
Os pátios externos apresentam amplos arcos que tornam essa área convidativa, além de permitir a passagem entre os blocos. Pensando na integração da família que mora na residência, o projeto foi realizado de modo que conecte as partes externas e internas da casa.
Na parte interna superior foi feita uma estrutura com paredes vazadas, por onde é possível entrar luz natural, tornando o ambiente mais claro durante a maior parte do dia, além de ventilado.
Foi aplicado material cerâmico local, que remete à outras construções do país, onde as paredes de tijolinho são tradicionalmente utilizadas.
O projeto optou por deixar os tijolos à mostra, inclusive na parte interior, trazendo uma sensação de aconchego e conforto para seus moradores.
Deixe um comentário