Por Juliana Meneses | Imagens: archdaily
No interior de São Paulo, localizada em Cunha, uma região serrana muito conhecida por uma cultura da utilização em materiais cerâmicos, foi realizado o projeto de uma casa em tom terracota.
Em cerâmica e madeira a edificação do imóvel traz como design principal a cor única e uniforme, o que causa a sensação de amplitude, aliada ao conceito aberto entre sala e cozinha.
As paredes de toda casa são de blocos cerâmicos em cor de terra queimada e cor de palha, originários de uma cerâmica local. O conceito utilizado no projeto é focado para enaltecer o material cerâmico, deixando-os à mostra, nas famosas paredes de tijolinho, estilo tão marcante e que traz muita personalidade para a casa. O piso e teto de todo projeto é em madeira.
A casa é composta por cômodos amplos, a sala possui lareira e fogão a lenha, interligada a uma varanda que segue o mesmo estilo e cor, além de contar com um grande espaço no chão, feito de blocos cerâmicos, reservado para fogueira.
A combinação do projeto é feita em cerâmica vermelha e madeira, alternando os materiais, que parecem se completar, criando planos horizontais na mesma paleta de cores. Grandes portas e janelas em vidro permitem que entre muita luminosidade no ambiente, tornando a casa clara e agradável.
O projeto foi feito em um local isolado, cercado de muita natureza e proporcionando aos moradores privacidade e silêncio e ainda uma bela vista.
Deixe um comentário