Por Juliana Meneses sob a supervisão de Manu Souza | Imagens: Archdaily
A chamada “Casa Vermelha” é um projeto de Biuro Toprojekt, que foi indicado para o prêmio EU Mies 2019. O projeto está localizado na Polônia, na área de Alta Silésia, em uma paisagem da vila de Rudy Wielkie.
Contando com paredes feitas com a utilização de tijolos cerâmicos, confeccionados à mão e a variação no modo como as peças foram aplicadas, proporcionam um belo efeito visual, onde dois tijolos cerâmicos são postos lado a lado na vertical, variando com outros dois na horizontal.
Toda a parte externa da construção é feita a partir deste conceito, proporcionando uma geometria interessante onde é possível perceber a valorização entre luz e sombra, sobretudo quando iluminado pela luz natural, contrastando com as amplas janelas e portas de vidro. O piso também é em cerâmica e alterna os tons de terracota, numa tentativa de reproduzir o mesmo efeito de claro e escuto das paredes.
O projeto de valorização da cerâmica vermelha, combina perfeitamente com a região de Ruby Wielkie, onde já é tradição a utilização desse material.
A localização onde a edificação foi inserida conta com regras de princípios de respeito à natureza e preservação do meio ambiente, assim, os materiais escolhidos levaram em conta essa prática.
A casa, sem muros ou divisões, tem vista para uma clareira na floresta, onde é possível contemplar a natureza. O estilo arquitetônico combina bem, visualmente, com o cenário exterior. A construção conta ainda com um telhado verde, que em algum tempo terá uma cobertura vegetal que conversará com a paisagem local.
Deixe um comentário