Hoje é:19 de setembro de 2024

CASACOR Pernambuco está de volta e cheia de memórias afetivas

Mostra tem como tema “A Casa Original” e apresenta ambientes inspirados em ancestralidade e pertencimento

Com informações da Assessoria de Imprensa CasaCor PE | Imagens: Denilson Machado e Manu Souza

A CasaCor Pernambuco está de volta depois de um hiato em 2020 – em que foi apresentada em novo formato com a edição especial “Janelas” – e abre sua nova edição no Recife com o tema “A Casa Original”. Entre os projetos, o visitante encontra desde lofts e estúdios a café, livraria e espaço para artesanato popular. Ao todo são 22 ambientes assinados por alguns dos melhores profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

O evento permite aos visitantes explorar ambientes e conhecer as últimas tendências em arquitetura, mobiliário, materiais, decoração e muito mais.

Em 1996 foi realizada a primeira CasaCor em Pernambuco, o segundo estado do Nordeste a ter uma edição do evento. Em 2016, Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti assumiram a gestão no estado e em 2020, Gabriela Coutinho se juntou à dupla, que devido à pandemia, o evento aconteceu de maneira diferente e recebeu o nome de Janelas CasaCor. Em formato híbrido, físico e digital, a mostra mapeou 14 pontos na cidade que receberam vitrines com ambientes que puderam ser visitados de bicicleta, pela ciclofaixa, ou de barco, pelo rio Capibaribe. Alguns desses pontos foram montados em comunidades, como Entra Apulso e Brasília Teimosa.

Este ano, a CasaCor Pernambuco está em um endereço inédito: no pavilhão externo do Shopping Center Recife, que foi todo requalificado para abrigar a mostra. Os ambientes são divididos em internos e externos. Para acessar os externos – como a Livraria da Cepe, o Bar Vivix + Carvalheira, o Café Santa Clara, o Espaço Gourmet Copergás e a loja de artesanato popular do Sebrae + Adepe – não é necessário ingresso. O local foi construído para obedecer a todos os protocolos sanitários e proteger os visitantes durante o período da mostra, que também é acessível. O estacionamento do Shopping está disponível para uso dos visitantes da CasaCor. “É um orgulho estrear essa parceria com o Shopping Recife, um dos maiores e mais modernos do Brasil. Um novo público poderá conhecer os ambientes criados e interagir com eles”, afirma Gabriela Coutinho.

O tema “A Casa Original”, teve seu conceito escolhido ainda antes da pandemia e traz a necessidade de uma pausa em um mundo de excessos. A pandemia ampliou essa tendência e muita gente se voltou para as memórias da infância, para a casa dos pais ou dos avós. Notou-se que havia uma necessidade e uma procura por mais afeto e aconchego. Ancestralidade e pertencimento, mais que nunca, se tornaram ideias presentes. Agora, os visitantes podem conhecer os ambientes criados a partir do tema. Carla Cavalcanti, Isabela Coutinho e Gabriela Coutinho, diretoras da mostra, lembram que arquitetos e urbanistas têm desconto de 20%, mediante a apresentação da carteira profissional do CAU e crianças de até 12 anos não pagam ingresso.

Sobre a CasaCor

Pertencente ao Grupo Abril, a CasaCor reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas que criam ambientes inspirados por um tema. A ideia da mostra surgiu depois de uma visita à Casa FOA, em Buenos Aires.

Em 2021, a CasaCor chegou à sua 35ª edição em São Paulo, com vinte franquias espalhadas pelo Brasil: Alagoas, Bahia, Balneário Camboriú, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianopólis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, e mais seis internacionais: Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.

A CasaCor Pernambuco 2021 acontece de 28 de outubro a 05 de dezembro, no pavilhão externo do Shopping Center Recife, em uma área com 2.000 m².

22 ambientes criados por:

  • Agra Salazar Arquitetura (Gisa Agra e Marcela Salazar)
  • Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim (Albuquerque+Malvim)
  • Atmosphera Paisagismo
  • Ana Cristina Cunha
  • Ana Moura e Ana Higino
  • Bruna Melquíades
  • Camilla Bittencourt
  • Cecília Lemos
  • Daniela Pessoa e Fabiola Occestein (Arquitetas PE)
  • Diogo Viana
  • Filipo Madeira
  • Gabriela Pontual
  • Jaime Portugal (JP Arquitetura)
  • Josemar Costa e André Azevedo (Studio Costa Azevedo)
  • Juliana Dijck
  • Lluiz Dubeux e João Vasconcelos (Dubeux Vasconcelos)
  • Luiza Nogueira
  • Magno Costa e Thaísa Tenório (Vitru Arquitetos)
  • Mario Baô
  • Rafaela Bittencourt
  • Renata Magalhães e Vivian Santos (RV Arquitetura)
  • Wagner Melo e Maiza Neri (Studio Ême)

Informações sobre os ambientes destacados na matéria

Diogo Viana (foto 1)

O ateliê do artista plástico em sua casa. Um espaço para criação, pintura, receber amigos e clientes. O melhor lugar da casa, com mobiliário que conta uma história, iluminação especial e uma trilha sonora que emociona. A paleta de cores é o barro, a argila da nossa terra.

Ana Cristina Cunha (foto 2)

Um espaço que proporciona o acolhimento, o desconectar, o pensar, características que trazem para o ambiente um clima intimista, uma “pausa” nos tempos atuais de excesso e de cansaço. O loft de 39,45 m² foi pensado como um novo caminho para a transformação do conceito de morar, muito mais focado em ambientes repletos de memórias afetivas e que contem a história do morador. A proposta é ressignificar o espaço das nossas vidas.

Josemar Costa e André Azevedo (foto 3)

O Loft Greda ressalta o novo jeito de morar, com a praticidade necessária aos tempos atuais. Com uma paleta sóbria, de leve combinação entre bege e branco, a base do projeto foi montada em contrastes de tons terrosos, preservando a suavidade e explorando texturas naturais para retratar a “Casa Original”. O piso em ladrilho de cerâmica natural traz um toque rústico, que nos convida a resgatar nosso tempo de infância. O mobiliário é simples e retrata o morar de uma pessoa que ama arte e design. A iluminação sobre obras de arte e objetos deixa o ambiente com uma luz agradável e convidativa.

CASACOR PERNAMBUCO 2021

De 28 de outubro a 05 de dezembro

Horário de funcionamento:
Segunda a sábado – 14h às 22h
Domingos e feriados – 14h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *