Por Juliana Meneses | Imagens: archdaily
No Vietnã, um projeto arquitetônico conta com uma edificação toda em tijolos cerâmicos, utilizados de forma funcional e estrutural, para criar um ambiente extremamente ventilado. A ideia era que a casa, composta por oito espaços independentes, pudesse ser cercada por paredes comuns que proporcionassem uma ventilação diferenciada.
Os idealizadores do projeto criaram o que chamaram de “paredes respiráveis”, que é um sistema de paredes abertas, desenvolvidas para evitar os efeitos do tempo, como vento e chuva, toda em blocos perfurados, alinhados na direção oposta à forma tradicional de construção.
O modo como os blocos cerâmicos foram sobrepostos, possibilita que haja uma circulação de ar e luz natural dentro da casa e como os ambientes são independentes, essa sensação de luminosidade é ainda maior. Além das paredes que cercam a casa, também foi construído um muro no mesmo modelo.
O interessante do projeto é que ele foi pensado para ser funcional, contudo, a forma como os tijolos cerâmicos foram organizados na composição das paredes é extremamente agradável visualmente, os tons de terracota se contrapõem, criando também um jogo de luz e sombra.
O que a princípio foi exclusivamente pensado para dar vazão à funcionalidade do projeto, que era prioridade, se tornou um dos pontos altos pelo design que foi criado com o estilo desenvolvido na sobreposição dos blocos.
Deixe um comentário