Por Juliana Meneses – Imagens: Hiroyuki Oki
Uma casa localizada em Bát Tràng, no Vietnã, em uma vila de olaria de mais de 10 décadas de existência traz o elemento cerâmico como destaque. A edificação conta uma fachada toda de blocos cerâmicos em seu tom natural terracota, extremamente tradicional na região.
Toda a parte externa utiliza material cerâmico, já a parte interna possui elementos em madeira no piso e em parte do teto, além de amplos janelões de vidro que permitem que a claridade e luz natural permeiem no ambiente.
Os blocos de cerâmica foram dispostos de modo que criou-se vãos, por onde passa além de luz, ventilação adequada para que o espaço fique sempre agradável.
Para a realização da construção, foram usados materiais locais. O proprietário era um especialista em cerâmica, que deu suporte técnico ao escritório de arquitetura, VTN Architects, responsável pelo projeto.
Os blocos utilizados foram feitos sob medida para a obra, de forma individual para que fosse possível criar um ritmo alternado, com os espaçamentos entre cada um deles. Foram feitas grandes aberturas na fachada para criar espaços verdes, com plantas ornamentando.
A parte interna foi pensada de forma minimalista, foram utilizados também painéis de energia solar e coletores de água da chuva, tornando a casa sustentável e econômica. Foram colocadas amplas janelas e aberturas na cerâmica para criar conexão com a floresta interna, além de dar a sensação de uma moldura orgânica e natural, em um projeto único e autêntico.
Deixe um comentário