Hoje é:20 de setembro de 2024

Cerâmica que atravessa o tempo

Prédio suntuoso, na Inglaterra, é composto por material cerâmico aparente

Por Juliana Meneses – Imagens: architectureonmydoorstep, birminghamconservationtrust, Tony Hisgett, Katie Hughes, Elliot Brown

O prédio projetado e inaugurado em 1887, na cidade de Birmingham, na Inglaterra, de autoria de Frederick Martin, foi construído com o intuito de ser a sede da Central Telefônica e escritório da National Telephone Company, empresa que na época era a maior do país no ramo de telefonia.

A grande edificação, que consta na lista de proteção a edifícios históricos, tem toda sua parte externa composta de blocos de cerâmica vermelha aparente, criando uma construção monumental e imponente.

O prédio, além dos blocos de cerâmica maciços sobrepostos, conta ainda com uma rica variação de ornamentações em cerâmica, fazendo uma harmônica composição, com várias torres, detalhes em espiral, jarros e gárgulas cerâmicas.

É interessante destacar como o material cerâmico é resistente e durável. O prédio, que já teve diversas funções após a saída da companhia telefônica, é um bom exemplo disso. Na época da Primeira Guerra Mundial, o edifício foi utilizado como quartel-general de alerta contra ataques aéreos.

Hoje, o local chamado 17 e 19 Newhall Street, é ocupado pelas empresas Core Marketing, de marketing e relações públicas, Mitchell Adam, de contabilidade, GBR Phoenix Beard, consultoria imobiliária e pelo bar Bushwachers, localizado no porão. Apesar das mudanças de nome ao longo dos anos, o prédio é popularmente conhecido por The Excharge.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *