Por Manu Souza, com informações da ascom CBCS
O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) irá lançar, durante a Feicon, uma nova versão da “Ferramenta 6 Passos – Critérios para Responsabilidade Social e Ambiental na Seleção de Fornecedores”.
O evento de lançamento será realizado no dia 11 de abril, das 9h às 12h, com uma programação de palestras para discutir os conceitos de cada passo e apresentar a nova versão da ferramenta. O CBCS conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (Abramat) e da Feicon. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Desde seu lançamento, em 2011, a ferramenta tem sido referência para projetistas, especificadores, construtoras e gestores públicos no apoio ao processo de tomada de decisão na escolha de fornecedores de produtos de construção, alinhando-a às melhores práticas de sustentabilidade e, especialmente, garantindo a sua conformidade legal e técnica. A nova versão conta com um sistema digital atualizado, que permite a geração de relatórios consolidados baseados nas verificações feitas pelo próprio usuário sobre os seus fornecedores.
“O relançamento da ferramenta 6 Passos reforça o compromisso do CBCS com a sustentabilidade no setor da construção, promovendo um ambiente de negócios mais ético, seguro e inovador”, destaca a engenheira civil Clarice Degani, Diretora Executiva do CBCS. A plataforma digital apresenta um roteiro prático, acessível e alinhado às novas demandas do mercado, considerando os desafios da descarbonização da construção civil, a conformidade técnica e regulatória e a transparência nas relações comerciais.
A Ferramenta 6 Passos estará disponível para acesso gratuito a partir do dia 11 de abril.
Como funciona a Ferramenta 6 Passos
Trata-se de uma plataforma digital que orienta os usuários por meio de quatro passos eliminatórios e dois classificatórios para avaliação de fornecedores:
Passo 1 – Conformidade fiscal: verifica a regularidade do fornecedor junto à Receita Federal.
Passo 2 – Licença ambiental: verifica se a empresa possui as autorizações necessárias para operar.
Passo 3 – Conformidade legal trabalhista: identifica possíveis infrações da empresa às leis trabalhistas, incluindo trabalho escravo e infantil.
Passo 4 – Conformidade técnica: verifica se os produtos atendem a normas técnicas de desempenho, como a qualificação no respectivo PSQ do PBQP-H, e se seguem as diretrizes das entidades setoriais.
Passo 5 – Práticas ESG: aponta sítios relevantes que permitem investigar as políticas de responsabilidade socioambiental adotadas pela empresa e verificar a disponibilidade de informações sobre os impactos ambientais de suas operações, incluindo declarações de desempenho ambiental de produtos.
Passo 6 – Comunicação e marketing de sustentabilidade: aponta sítios relevantes que permitem verificar se a comunicação da empresa é condizente com suas práticas de sustentabilidade, combatendo o greenwashing e identificando casos em que há uso de propaganda enganosa para promover uma imagem ambiental positiva.
Nos quatro primeiros passos (eliminatórios), o usuário insere o CNPJ do fornecedor e a ferramenta faz o seu direcionamento para sítios contendo registros oficiais fiscais, ambientais, trabalhistas e de qualidade técnica. Nos dois últimos passos (classificatórios), o usuário é direcionado a uma série de informações para que possa verificar a presença de boas práticas. Cada verificação realizada pelo usuário é registrada e, ao final do processo, a ferramenta gera um relatório consolidado em formato PDF, resumindo os resultados da busca e auxiliando especificadores, projetistas e construtoras em seus processos de tomada de decisão.
Programação
Lançamento da nova versão da Ferramenta 6 Passos.
“Transparência e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Construção Civil”
- 8h45 – Café de boas-vindas
- 9h15 – (Abertura Institucional) Por que uma nova versão da ferramenta 6 Passos do CBCS?
- 9h30 – (Magna) A importância da cadeia de suprimentos na sustentabilidade do ambiente construído.
- 10h – Conformidade técnica e ambiental: como assegurar qualidade, desempenho e sustentabilidade dos materiais de construção?
- 10h25 – Pegada de carbono da indústria de materiais de construção: Sidac e as declarações de desempenho ambiental de produto (dDAP).
- 10h50 – Como identificar fornecedores sustentáveis? Os desafios dos princípios ESG no setor da construção civil. Comunicação Sustentável ou Marketing Enganoso? Como Reconhecer e Combater o Greenwashing.
- 11h15 – Funcionamento da nova ferramenta 6 Passos.
- 11h30 – Painel de encerramento com debate estruturado entre os palestrantes
- 12h – Encerramento do evento
Sobre o CBCS
O CBCS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada em 2007, como resultado da articulação entre lideranças empresariais, pesquisadores e profissionais do setor. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável da construção civil, por meio da produção, organização e disseminação de conhecimento, propondo políticas públicas e apoiando iniciativas do setor privado. O CBCS pautou os conceitos de sustentabilidade para o setor e os aplicou em simpósios, revisões de normas, projetos, publicações, programas e ferramentas, colocando-os em prática.
Deixe um comentário