Hoje é:21 de novembro de 2024

Conversas via WhatsApp: quando passam do limite?

Por Caio Fontoura

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Nos tempos atuais, onde a informação tem que chegar cada vez mais rápida, muitos devem ter vivido situações de receber mensagens, no WhatsApp privado, relacionadas ao seu trabalho quando estava no seu momento de descanso, diversão, estudo, familiar, etc.

Aquele momento que não deveria tratar de trabalho. Seja seu chefe, colega de trabalho, subordinado, cliente, sócio, todos podem ocorrer no equívoco de tratar de trabalho na hora que a outra pessoa não está trabalhando. É uma situação que pode trazer incômodos e contribuir para um desgaste nas relações profissionais. Abaixo, vou explicar algumas dicas de como evitar desgastes em situações como esta.

Antes de tudo, você tem que ter definido seus horários de trabalho e ter a consciência que ficar lendo mensagens de trabalho em momentos inoportunos não vai te ajudar em nada, ao contrário, vai te levar a uma bagunça de pensamentos, em que não vai conseguir fazer nada bem feito, por exemplo: não adianta estar na praia com sua família, respondendo mensagem de trabalho. Não vai ficar à vontade com sua família e nem vai conseguir resolver a situação do trabalho, salvo se for algo emergencial, o que na maioria das vezes não é.

Tendo sua organização bem definida, é hora de deixar claro para o interlocutor como será a sua comunicação com ele. Isso pode ser de forma direta ou indireta. Como assim, Caio? A forma direta é falar claramente para a pessoa como é a sua forma de se comunicar e como ela deve se comunicar. Acredite, ainda assim as pessoas vão esquecer tudo o que você falou e vão fazer tudo como elas querem fazer. Aí que vem o ponto mais importante: aceitar esta comunicação ou cortar o mal pela raiz. É muito simples! Basta sempre ter seu posicionamento quando acontecer algo que você não queira permitir, por exemplo: tem pessoas que enviam documentos pelo WhatsApp. Se você não quer permitir isso, simplesmente responda no arquivo enviado “Fulano, por favor, enviar via e-mail para assim validar o recebimento. Não considero o arquivo recebido desta forma enviada”. Se for a primeira vez que isso acontece, pode explicar para a pessoa que o risco de não arquivar este documento é muito grande, pois, acabam se perdendo nas conversas.

Se vem recebendo mensagens fora do seu horário de trabalho, a dica que eu dou para que as pessoas entendam que não deve ter essa comunicação é ainda mais simples: não responda a mensagem naquele momento. Espere até que esteja no seu horário de trabalho e inicie a conversa dizendo que não costuma responder questões de trabalho fora do seu horário comercial e então responda o que foi solicitado. São posturas que devemos ter, informando sempre os nossos limites nas relações, caso contrário tudo fica fora do lugar. Lembrando, mais uma vez, que não estou considerando situações emergenciais.

Lembre-se: o importante é deixar claro como serão as conversas e trocas de documentos entre os envolvidos. Se posicione quando algo sair do acordo, lembre o que foi acordado e, principalmente, como aceitará a comunicação com todos com vínculo profissional.

Arquiteto e urbanista, pós-graduado em tecnologia no gerenciamento de obras. Atua em construções de edifícios para o mercado imobiliário da cidade de Salvador (BA). É sócio da AF Engenharia, empresa que atua nos setores industrial e comercial, prestando serviços de planejamento, coordenação de projetos e execução de obras em diversas cidades das regiões norte e nordeste do Brasil.

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