Hoje é:21 de novembro de 2024

De olho nas vendas

Veja como o ter o selo do PSQ pode ajudar sua empresa a aumentar o faturamento

Por Carlos Cruz | Foto abertura: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em tempos de crise, a principal preocupação de empresários de norte a sul do país tem sido a mesma: aumentar as vendas da empresa e evitar prejuízos. Muitas são as formas de se alcançar esse objetivo, como promoções, parcerias e muita criatividade.

No entanto, algumas empresas se esquecem que, diante de um mercado de consumidores cada vez mais exigentes, investir na qualidade dos seus produtos também é um ótimo diferencial de vendas. Para termos certeza disso, basta pegarmos um exemplo nosso: quantas vezes estamos diante de dois produtos, um mais caro e outro mais barato, mas acabamos optando pelo mais caro por ser melhor? É aquela velha história de evitar o barato que pode acabar saindo caro.

Muitos produtos exibem selos de qualificação que são vistos como grandes diferenciais nas tomadas de decisão. Na cerâmica vermelha, o produto que possui o selo do PSQ sai na frente da concorrência, por atestar ao consumidor que ele está levando um produto de altíssima qualidade. Isso sem falar que as empresas qualificadas no PSQ não têm nenhuma restrição quanto ao fornecimento de seus produtos para as construtoras que empreendem no Programa Casa Verde e Amarela. Isso acontece porque a aquisição de insumos produzidos por essas empresas é uma exigência do programa desde a sua 1ª fase, iniciada em 2009, quando ainda se chamava Minha Casa, Minha Vida.

Atualmente essa exigência, por meio da Portaria nº 179/2016, integra as diretrizes da Portaria nº 158, de 06 de maio de 2016, do Ministério das Cidades, “que dispõe sobre as condições gerais para aquisição de imóveis com recursos advindos da integralização de cotas no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU)”.

Outra grande vantagem das empresas qualificadas no PSQ é a possibilidade de venderem seus produtos para os consumidores com o Cartão BNDES, isso porque o cadastro de produtos do cartão prioriza aqueles que são fabricados por empresas qualificadas nos programas setoriais da qualidade. E isso certamente poderá ter um impacto muito positivo nas vendas da sua empresa.

Isso sem falar que a empresa que possui o selo do PSQ é vista como referência de qualidade nos “Critérios para Responsabilidade Social e Ambiental na Seleção de Fornecedores” recomendados pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS.

A publicação do “Selo Casa Azul – Boas Práticas para Habitação Mais Sustentável” da Caixa Econômica Federal, publicada para incentivar o uso racional de recursos naturais e a melhoria da qualidade da habitação e de seu entorno, também recomenda a utilização de produtos fabricados por empresas “Qualificadas nos PSQs” do SiMaC do PBQP-H.

Ações da Anicer

Para atestar a qualidade dos produtos de cerâmica vermelha e as vantagens da sua utilização em obras, a Anicer desenvolveu os ensaios de desempenho de seus produtos quando usados de forma casada com produtos de outros setores.

“Por exemplo, é feito o ensaio do bloco cerâmico junto com a argamassa, pra ver o desempenho deles dois dentro de um projeto. A partir do momento que eles já têm o resultado, sai uma ficha de avaliação de desempenho, chamada de FAD”, explica a assistente do PSQ na Anicer, Liliane Guimarães.

Ela explica que essas FADs funcionam como um relatório de ensaio, que vão informar se o desempenho daqueles dois produtos juntos é bom ou não. Mas como usar essas fichas em favor da sua empresa?

“A pessoa que vende a argamassa e a pessoa que vende o bloco cerâmico podem usar esse documento para dizer assim: ‘olha, você está fazendo uma obra e eu tenho esse bloco cerâmico aqui que tem um ótimo desempenho com a argamassa, e eu tenho esse documento que comprova, porque já foi ensaiado’. A mesma coisa com a argamassa”, exemplifica Liliane.

De acordo com a assistente, a ficha pode ser usada para comprovar se a junção daqueles dois produtos dá ou não um bom resultado. “Como esses ensaios são caros, porque precisa ser feito dos dois produtos, separadamente e em conjunto, as empresas acabam tendo que custear. Mas a Anicer, como associação, custeou essas fichas e elas estão disponíveis no site do PBQP-H”, comemora Liliane.

“O PSQ é com certeza um argumento muito forte de venda. É ali que está a informação de que o produto foi qualificado, passou por todos os rigorosos testes e demonstrou que está apto ao uso. Então, como argumento de vendas, não existe dúvida de que é um forte balizador na entrega do que o consumidor precisa”, destaca o presidente da Anicer, Natel Moares.

Independentemente de a cerâmica ser ou não associada à Anicer, todo o setor poderá se utilizar dessas fichas como forma de argumento para o aumento de suas vendas. Clique aqui e acesse!

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *