Por Carlos Cruz | Imagens: Vinícius Magalhães, Alan Santos/Presidência da República e divulgação Firjan
Cursos, seminários e atividades que contribuirão para a inovação, a produtividade e a competitividade do setor. Com este objetivo, a Firjan Senai Sesi Tijuca lançou, em maio de 2021, o novo Centro de Referência da Construção Civil, que, desde então, vem contribuindo para a especialização e ampliação da capacidade de atendimento em educação profissional à cadeia produtiva da construção, com foco no futuro do trabalho e da indústria.
Com capacidade para atender a 8.000 alunos por ano, o novo Centro de Referência oferece educação básica e cursos técnicos alinhados às atuais diretrizes do Novo Ensino Médio, além de diversos cursos profissionalizantes que objetivam formar mão de obra qualificada para o desenvolvimento da indústria da Construção Civil.
“O Centro de Referência da Construção Civil já nasce para formar profissionais qualificados e para apoiar as empresas com as tecnologias 4.0. Pelo material que temos, pela modernidade e pela capacidade de transformar profissionais do setor, é considerado o mais moderno do Brasil. O Rio está passando por um momento de investimento em infraestrutura e precisa de qualificação”, ressaltou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
De acordo com a especialista em Educação na Construção Civil Joana Rosa Ribeiro, o projeto pode atender a alunos, não somente do município do Rio, mas de todo o estado por meio de sua plataforma de educação a distância.
“O Centro de Referência tem o objetivo de ser um ambiente inovador e disseminador de conhecimento para todo Estado do Rio, com foco em novas tecnologias do setor da construção civil e energias renováveis”, destacou Joana. E acrescentou: “Ele contribui para a formação de novas competências e para os avanços tecnológicos da indústria da construção civil, ampliando a visão sobre sustentabilidade, digitalização e industrialização”.
Certificado com o Selo Verde da Prefeitura por sua arquitetura sustentável, o espaço possui 3.920 m² de área construída dedicada à Construção Civil e está equipado com laboratórios de Materiais, Concreto, Métodos Modernos Construtivos e Hidrossanitários e Gás. E não para por aí, pois o Centro também conta com laboratórios de Eficiência Energética, espaço reservado para Telhados Didáticos, Automação Residencial Predial, Laboratório de informática com tecnologia BIM e um FabLab vocacionado para o segmento.
Para a gerente geral de Educação da Firjan Senai Sesi, Regina Malta, o projeto é um grande sucesso. “Estamos muito contentes com essa entrega, cujo projeto foi fruto de muita reflexão e debate com o segmento, e esperamos que nosso Centro seja uma grande alavanca para transformações positivas no setor em nosso estado e para formação de uma nova geração de profissionais”, ressaltou Regina.
Três pilares do desenvolvimento
O portfólio foi desenvolvido com base em três pilares fundamentais, que são a digitalização, a industrialização e a sustentabilidade. Juntos, eles deram origem a três cursos:
- Metodologia BIM (Building Information Modeling) e outras aplicações que são realizadas no FabLab, por meio da fabricação digital e prototipagem rápida;
- Novos processos construtivos, mais industrializados, como pré-moldados, steel frame, parede de concreto, drywall, entre outros;
- Energias renováveis, eficiência energética, instalações para reuso e reaproveitamento de águas pluviais. Este programa ainda inclui outras propostas voltadas para a sustentabilidade, incluindo tecnologias inteligentes de automação predial e residencial.
Como forma de disseminar os modernos métodos construtivos empregados com a alvenaria em cerâmica vermelha, a Anicer iniciou uma conversa com a Firjan para a realização de uma ação no Centro de Referência e, em breve, essa parceria proporcionará ainda mais benefícios para a construção civil.
Deixe um comentário