Hoje é:21 de novembro de 2024

Destino: Fortaleza

As praias de águas mornas e cristalinas da capital do Ceará servem de chamariz para a edição nordeste do encontro da Anicer

Por Manu Souza | Imagens: ME/Portal da Copa/Embratur, Zé Carlos Barreta, Joao Vicente, Otávio Nogueira

Um dos maiores destinos turísticos do Brasil, a cidade de Fortaleza, no Ceará, servirá de cenário para a realização do 50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, de 25 a 27 de outubro de 2023, no Centro de Eventos do Ceará.

A cidade reflete os símbolos que fazem dela um destino especial, como a jangada, os frutos do mar, pessoas acolhedoras e bem humoradas e os ritmos que vão do forró ao pisêro, deixando o visitante se sentir em casa. De segunda a segunda a cidade não para e a vida noturna oferece opções para todos os gostos, bolsos e idades, com uma diversidade de cultura, cores e sabores que vão encher os olhos de quem participar do Encontro Nacional.

É este o cenário que se prepara para receber, durante três dias, empresários-ceramistas, sindicatos regionais, estaduais, associações e cooperativas de cerâmica, fornecedores do setor, instituições públicas e privadas, pesquisadores, professores e estudantes, em uma ação da Anicer, com o apoio do Sindcerâmica/CE, que ainda conta com a participação de empresários dos demais países da América Latina.

Por se tratar de uma região de fácil acesso e em uma localização privilegiada, a expectativa da organização do evento é de um público maior, em relação às últimas edições do evento, já que a proximidade com as principais capitais do nordeste favorece as visitas de ceramistas dos estados vizinhos – Bahia, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba. Somente no Estado do Ceará, perto de 350 indústrias cerâmicas estão em atividade atualmente, segundo dados do Sindcerâmica.

Evento tradicional da Anicer

Comemorando a sua 50º edição este ano, o Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha é um evento tradicional, itinerante a todas as regiões do Brasil, anual, sólido e dirigido exclusivamente à cerâmica vermelha.

As últimas edições do evento comprovam que a necessidade de modernização através da inovação tecnológica sustentável do setor, vem permitindo grande interação empresarial frente aos gargalos existentes e da capacidade de assimilação de novos conceitos de gestão, investimento, automação, serviços, produtos, combustíveis, matérias-primas, entre tantos outros itens que compõem a cadeia produtiva da cerâmica.

O Evento é o momento máximo do setor, que programa a sua viagem para estreitar o relacionamento com os agentes da cerâmica vermelha e atualizar seus conhecimentos sobre as inovações e desenvolvimento da fabricação do seu produto, para facilitar o dia a dia do funcionamento de suas fábricas.

Palestras e Minicursos

Além dos novos produtos e soluções apresentados anualmente aos visitantes do Encontro, são realizadas diferentes atividades paralelas, como os Fóruns e os Minicursos, cujo objetivo é a atualização, capacitação e debate, que permitem o acesso às informações mais recentes sobre as novidades do mercado.

A programação será voltada a temas estratégicos para o bom desempenho da indústria cerâmica e contará com palestrantes gabaritados e destacados em seus respectivos temas. Com um diverso conteúdo técnico que contempla questões como mercado, qualidade, desenvolvimento, economia, sustentabilidade, produção e inovação, a programação contará como referencial as experiências e o atual cenário da construção civil brasileira.

A organização do evento já está trabalhando na definição dos temas e dos palestrantes e, em breve, divulgará no hotsite do evento.

Espaço de Negócios

Uma área de exposição que contará com o Espaço de Negócios – com estandes padrões básicos – e área para exposição de máquinas, equipamentos, automotivos e insumos para a indústria cerâmica.

Beneficiados pelo espaço do Centro de Eventos do Ceará, os organizadores puderam ampliar o layout da área dos expositores e agregar ações para movimentar o local, a exemplo do auditório de palestras, que nesta edição se integra ao mapa da exposição, seguindo os padrões de feiras realizadas pelo Brasil e proporcionando uma grande área de circulação aos visitantes, sem dividir o público com as demais ações que acontecem paralelamente ao evento.

Com cinquenta estandes e área livre para exposição de máquinas, o espaço será a principal área de circulação dos ceramistas, durante os três dias do evento.

Os espaços já estão sendo negociados. E o mapa pode ser solicitado por e-mail ou por Whatsapp: 21 99678-4236.

Visitas Técnicas

Os participantes do 50º Encontro Nacional também participarão de visitas técnicas a duas cerâmicas locais: a Cerâmica Afonso, localizada no Município de Canindé e a Cerâmica Assunção, do Grupo Tavares, localizada no município de Itaitinga.

As visitas acontecerão nas manhãs dos dias 26 e 27 de outubro e os ônibus partirão do hotel oficial do evento. Os tickets serão comercializados em breve.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *