Por Juliana Meneses | Imagens: David Lezcano, Roberto Nickson, Judah Guttmann, Mel Poole, Hutomo Abrianto, Vidar Nordli-Mathisen, HausPhotoMedia
O verão pode ser uma estação boa para aproveitar a praia, a piscina ou realizar atividades ao ar livre, mas o calor pode ser bem difícil para quem está em casa, sobretudo com a questão do isolamento social vivido atualmente.
Deixar a casa mais agradável para o verão pode ser feito de forma barata e simples. Para que seja possível passar esses meses de forma mais tolerável, podem ser executadas pequenas adaptações nos lares, sem que sejam necessárias reformas, deixando o espaço mais agradável e ajudando a lidar com o calorão.
Ventilação adequada
Apesar do ar-condicionado ser o principal aliado para evitar o aquecimento dos ambientes, a realidade é que dificilmente ele é utilizado durante o dia nas residências, por conta dos custos que gera, sendo assim, é necessário que se pense em alternativas que favoreçam a circulação de ar para que a casa não fique abafada. Além dos ventiladores de teto e circuladores de ar, os umidificadores de ambiente também podem ajudar.
No projeto de arquitetura, optar por janelas amplas que deixem o ar circular livremente, além de escolher cortinas de material fino que possa impedir a entrada direta do sol, mas que não impeça o vento de circular.
Plantas na decoração
As vegetações contribuem para o clima mais fresco e para o bem-estar nos ambientes em que são colocadas. A utilização de jardins verticais e vasos maiores nos ambientes proporcionam uma sensação agradável, contribuem para a limpeza do ar e trazem mais umidade.
Para ambientes internos, são muito utilizadas samambaias, palmeiras-arecas, ráfias, jiboias e peperômias. Nesta época do ano, é importante se atentar a quantidade de regas que cada planta necessita, bem como ao horário para molhá-las, de forma que elas suportem o clima.
Escolha tecidos leves
Mantas, edredons, almofadas e tapetes não são apenas itens de decoração, mas podem ser funcionais para tornar o lugar mais aconchegante. Quando escolhidos, os tecidos leves, naturais e que não esquentam, são os ideais para essa época, como por exemplo, algodão, cetim, rendas e seda, que são fluidos e leves, sendo agradáveis ao toque por não esquentar.
Cores claras e materiais que refresquem
Escolher cores claras para as paredes pode ajudar a minimizar o calor dos ambientes. Itens de decoração, como tapetes escuros, por exemplo, devem ser evitados. Optar por uma paredes de tijolinho também é favorável para melhorar o clima interno, além de materiais de aço.
Utilize varandas e áreas externas para o lazer
Invista na decoração desses espaços tornando-os relaxantes e aconchegantes. Caso o espaço seja de sol direto, pode-se utilizar toldos que auxiliam a evitar o excesso de luminosidade. Cadeiras, mesas e espreguiçadeiras de madeira são as mais indicadas, por não esquentarem tanto quanto outros materiais.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED esquentam menos o ambiente do que as convencionais, além de serem mais econômicas, gastam menos energia elétrica e liberam menos calor, sendo favoráveis para que a temperatura do ambiente fique mais tolerável. Esse tipo de lâmpada ainda é mais sustentável e dura mais tempo.
Deixe um comentário