Por Juliana Meneses
É comum que se confunda os termos que designam cada material, entretanto, os processos envolvidos e como cada um deles é realizado, além do que são feitos, têm variações e dão o resultado final a produtos que podem até ter uma semelhança visual, mas que não são iguais.
Os termos são comumente utilizados para utensílios de cozinha e mesa, mas possuem características distintas:
Louça
A expressão é geralmente atribuída à peças de diferentes materiais, que podem ser de cerâmica, porcelana ou faiança. A produção é a partir da queima da argila, em fornos de alta temperatura, que podem ser industriais ou artesanais. É comumente utilizada para se referir à peças destes distintos tipos de materiais, que dão resultado a produtos variados.
Cerâmica
Os itens são feitos com argila e queimados em fornos, o que faz com que os materiais fiquem rígidos. A cerâmica vermelha é muito resistente e com característica em tom terracota devido à alta quantidade de óxido de ferro na composição. Muito utilizada em sua tonalidade original, é clássica em artigos como moringas, copos, pratos, travessas e filtros. Também pode ser pintada e utilizada de forma ornamentada. A cerâmica vermelha tem diversas utilidades no setor de construção civil, sendo um dos principais materiais em construções de casas, com blocos de diferentes formas, revestimentos e telhas.
Porcelana
Diferente da cerâmica, a porcelana não possui porosidade. Feita de argila branca de alta qualidade e queimada em altas temperaturas, o que torna seu produto final rígido, não aderente à substâncias, sendo impermeável e muito adequado no uso de utensílios de cozinha. Possui um verniz aplicado após a queima que adere ao material, formando uma película de cobertura, resultando em peças de coloração em um branco puro. Mais comuns que sejam feitas de forma industrial e em larga escala, são facilmente encontradas em jogos de pratos e xícaras.
Faiança
Com nome original da cidade italiana Faenza, é feita a partir de um tipo de cerâmica branca de qualidade menos pura do que a porcelana, sendo mais plástica e queimada em temperatura também menor. Uma de suas características é a porosidade, o que exige que passe por um processo de esmaltação, que adere à peça como uma casta de proteção. É muito utilizada com cores vibrantes, acabamento brilhante ou metalizado, o tipo do material possibilita maior chances de decoração das peças.
Grés
Feita a partir de argila em grãos finos, é plástica e suporta altas temperaturas. As argilas utilizadas não são brancas, o que possibilita peças de variadas cores, amareladas ou acinzentadas. Por ser um material com uma porosidade baixa, é muito resistente ao frio e geadas, sendo propícia para a utilização como revestimentos exteriores de locais frios. De alta resistência e durabilidade, é muito utilizada como louça diária, além de para fins decorativos.
Deixe um comentário