Hoje é:19 de setembro de 2024

DW! Semana de Design de São Paulo comemora 10 anos

Considerado um dos mais importantes do setor, festival traz uma série de eventos simultâneos

Por Juliana Meneses – Imagens: Divulgação, Paulo Giandalia

A DW Semana de Design de São Paulo chega a sua 10ª edição, entre os dias 03 e 10 de outubro, e trará além do festival, um encontro com oportunidades de negócios. O festival urbano foi criado em 2012, com o objetivo de promover a cultura do design, arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e outros temas da economia criativa.

Hoje, a DW já é considerada uma das cinco maiores semanas de design do mundo, que consegue reunir diversos eventos com parceiros independentes, realizados de forma simultânea, desde palestras, visitas guiadas, exposições, instalações, intervenções artísticas, intervenções urbanas, premiações, lançamentos de produtos, seminários, feira de negócios e showrooms, e a maioria dos eventos são gratuitos.

Cristina Botelho de Albuquerque Azevedo

Denise Braune

Denise Braune

Portobello

Tidelli

Versalhes Chapelle

O festival acontece em diversas áreas de São Paulo, estimulando o turismo e a indústria criativa, com intervenções em museus, instituições de ensino, centros culturais, lojas, galerias de arte, entre os mais de 300 negócios conectados com o evento. Na edição deste ano, o evento acontece pela capital paulistana, em locais que serão divulgados em setembro, no site da mostra.

Conversa com Lauro Andrade

O organizador do evento, Lauro Andrade, conversou com a Revista da Anicer e contou um pouco sobre como será a Semana de Design este ano.

Revista da Anicer: Quais os diferenciais do evento agora, devido às medidas necessárias impostas pela pandemia?
Lauro Andrade:
A pandemia acelerou um movimento de integração presencial-digital que já estava em curso. O novo desenho dos eventos é híbrido e a DW! Semana de Design de São Paulo realizou a edição de 2020 neste formato, com 107 marcas participantes que organizaram mais de 200 eventos, dentro dos protocolos sanitários vigentes, de forma híbrida ou totalmente digital. Em 2021, este modelo retorna com ainda mais força, integrando experiências virtuais a "touching points" presenciais.

RA: O que o público pode esperar dessa edição comemorativa de 10 anos do evento?
LA:
O setor de eventos tradicionais foi muito afetado pelas restrições sanitárias. Por outro lado, os segmentos de arquitetura, decoração e design vivem momento esplendoroso e pujante. Tivemos o melhor primeiro semestre de nossa história e recorde de adesões ao festival. Com o aumento da imunização e enorme desejo de reencontros presenciais das pessoas, sem dúvida teremos uma edição histórica.

RA: Quais os maiores destaques da edição deste ano?
LA:
Teremos 6 distritos de design (DW!) com ações presenciais e um 100% digital, permitindo que as ativações de marca sejam acessadas de qualquer lugar do mundo. Como seremos um dos maiores e únicos eventos de grande porte do setor no ano, as marcas estão preparando grandes ativações de lançamentos e celebração.

RA: Somos uma Associação de Cerâmica Vermelha, focada sobretudo em blocos e telhas cerâmicos, o que pode ser encontrado na DW deste ano relacionado a estes materiais?
LA:
A cerâmica vermelha tem buscado a agregação de valor em seus produtos. Na nossa visão, isto acontece com inovações em design, tecnologia e sustentabilidade, elementos centrais das marcas que participam de uma Semana de Design. A adesão direta de seus associados ainda é baixa, estando muito focado em ações junto à construção civil e pouco com Arquitetos e Designers de interiores. Torcemos para que esta matéria desperte o interesse das empresas do segmento, ainda há tempo de participar. Aceitamos adesões no programa oficial até meados de setembro.

RA: Na edição deste ano tem algum designer que trabalhe com cerâmica para decoração?
LA:
A cerâmica de revestimentos é protagonista há muitos anos na DW!, com empresas como Eliane, Portobello, Portinari e Roca. Na cerâmica de mesa (louças) também existe grande participação. A presença mais icônica de cerâmica vermelha em uma de nossas edições deu-se com os Irmãos Campana, com o cobogó MÃO, em parceira com a cerâmica mineira Divina Terra.

RA: Qual a sua visão, como organizador do evento, sobre a edição deste ano, o que atrairá a atenção do público?
LA:
Sem dúvida a oportunidade de reencontro presencial e as muitas novidades e lançamentos do setor. Esperamos vocês de 03 a 10 de outubro.

Serviço

De 03 a 10 de outubro

Vídeo oficial do evento

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

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