Hoje é:20 de setembro de 2024

É tudo vermelho!

Casa e empresa em um mesmo ambiente com destaque ao material cerâmico

Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: archdaily

A Casa Itapuã, projeto do escritório Estudiofarol, especializado em arquitetura, design e urbanismo, partiu da necessidade de se ter em um mesmo ambiente um local que abrigasse residência e empresa. Localizada em uma rua próxima à Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, Salvador (BA), a casa conseguiu suprir a necessidade do proprietário, DJ e dono de uma empresa de iluminação e sonorização para eventos de pequeno e médio porte.

O ponto alto do projeto são as paredes em tijolos cerâmicos, tanto na parte interna como na parte externa, que além de trazer um aspecto de conforto e descontração ao lugar, teve o intuito de criar uma identidade visual de simplicidade para a residência.

Sendo de fácil manutenção, uma necessidade do proprietário, que queria um local prático e com boa durabilidade, o projeto proporciona um ambiente aconchegante e criativo. Para aumentar a vida útil e prolongar a resistência dos materiais cerâmicos utilizados, foram aplicadas três demãos de silicone em pilares, lajes e vigas, além da aplicação de balanços de 50 cm ao redor de toda edificação, para auxiliar na proteção da alvenaria que poderia sofrer o desgaste de chuvas.

O projeto contou com alvenaria aparente, utilizando o mínimo de divisões internas, dando uma sensação de amplitude ao local, utilizando o conceito aberto, tendo ainda uma área externa conectada com a cozinha e com a área de lazer. Foi utilizada também alvenaria convencional nas paredes onde haveria instalações hidráulicas embutidas, já as instalações elétricas e de águas pluviais foram deixadas à mostra e pintadas de preto, fazendo um jogo de contrate com o tom terracota das paredes cerâmicas, assim como a utilização do vermelho na composição, que faz uma bela sobreposição aos tijolos cerâmicos.

A influência industrial no projeto, com materiais aparentes e utilização de tijolos cerâmicos em estado natural, traz ao ambiente um caráter próprio, além de economizar em várias etapas, sendo também mais econômico. Para dar privacidade ao proprietário, a Casa Itapuã foi projetada de modo que os acessos privados e de trabalho são distintos.

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *