Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: Divulgação
As antigas fábricas têxteis de Sorocaba, interior de São Paulo, que compunham a chamada Companhia Nacional de Estamparia, eram também conhecidas como Cianê. No passado, tiveram seus dias de auge e grande produtividade, sendo na época a maior fonte de empregos da região, hoje deram lugar ao Pátio Cianê Shopping, que aliou o estilo clássico das fábricas que existiram ali um dia, ao estilo moderno de um Shopping Center com uma grande inovação arquitetônica.
Os prédios, tombados como patrimônio histórico, passaram por um processo de revitalização minucioso para conseguir dar espaço a demanda de mais de duzentas lojas, incluindo praça de alimentação, academia, cinema e estacionamento. Os dois prédios ocupam uma área de cerca de 40 mil metros quadrados e mais de 30 mil metros de área construída.
Com suas estruturas restauradas, preservando totalmente a fachada de tijolos cerâmicos, o shopping obteve um conceito arrojado.
Durante a época de ouro, as fábricas Nossa Senhora da Ponte e Santo Antônio, tinham uma relevância tão acentuada no cenário têxtil, que a cidade era chamada de “Manchester Paulista”, fazendo alusão à cidade inglesa que tinha a industrialização de tecidos como seu forte econômico, assim como Sorocaba.
Seu estilo arquitetônico é o principal diferencial, o conceito que agrega a modernidade com o tradicional, não apenas preserva as construções ligadas à memória afetiva da cidade, mas traz uma relação de preservação do antigo, de conseguir manter algo ao invés de descartar, numa linha que remete ao pensamento sustentável e de durabilidade.
*Publicado originalmente na Revista da Anicer 117.
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