Hoje é:19 de setembro de 2024

Fabricantes europeus satisfeitos com entrada de pedidos em 2021

Quase todos os fabricantes de tecnologia de tijolos conseguiram superar a situação de pandemia no ano passado. As únicas preocupações são os altos preços das matérias-primas e os atrasos nas entregas

Por Manu Souza com informações da ascom/VDMA | Imagens: Divulgação e Anicer

Em termos de entrada de pedidos, a maioria das empresas parece ter atingido níveis pré-pandemia, entretanto, muitos membros do ECTS – Fornecedores Europeus de Tecnologia Cerâmica -, estão sendo afetados por preços elevados e crescentes das matérias-primas, bem como por longos prazos de entrega.

Os preços dobraram em alguns casos e os prazos de entrega se estenderam de quatro semanas para quatro meses em alguns casos. Alguns fornecedores de componentes de máquinas ficaram sem estoque e não podem fornecer datas de entrega. Tal situação dificulta a preparação de cotações, pois as matérias-primas só são compradas após o recebimento dos pedidos. Por isso, alguns fabricantes incluem índices de preços em suas ofertas ao invés de valores monetários.

Em termos de entrada de pedidos, são principalmente peças de reposição e projetos de modernização que estão estimulando os negócios. Apenas alguns projetos criados do zero estão planejados para 2022. A Europa Central continua sendo o mercado mais forte para tecnologia de cerâmica e o mercado americano continua promissor.

Um efeito positivo duradouro da pandemia, de acordo com a opinião unânime dos membros do ECTS, é que os custos de viagem caíram cerca de 40% devido a novas experiências de comunicação virtual durante o bloqueio. Muitas empresas estão cada vez mais estabelecendo serviços remotos. Nesse sentido, a pandemia tem sido um motor para a digitalização. Além dos serviços remotos, os membros ECTS também transferiram parte de suas atividades de vendas para o mundo virtual. Para o setor cerâmico, o grande tema para o futuro é a descarbonização. Isso se aplica a todas as áreas ao longo da cadeia produtiva.

Anicer promove delegação à Ceramitec

O próximo porto de escala para a indústria cerâmica e para aprender mais sobre as mais recentes tecnologias é a Ceramitec, em Munique. De 21 a 24 de junho de 2022, mais de 600 expositores de todo o mundo apresentarão todo o seu portfólio na feira de cerâmica: máquinas, equipamentos, plantas, processos e matérias-primas.

Da cerâmica clássica à cerâmica industrial, da tecnologia cerâmica à cerâmica técnica e à metalurgia do pó, todas as áreas da indústria estarão representadas. No Fórum Ceramitec, os convidados da feira receberão informações sobre desenvolvimentos de produtos, tendências e análises de mercado em todos os dias da feira.

A Anicer em parceria com a LT Travel, já conta com um pacote com roteiro para a missão. Na programação, os participantes visitarão a feira. Além disso, a delegação proporciona um intercâmbio com instituições locais e um dia dedicado a um passeio por Munique. “É uma grande oportunidade para nós, ceramistas, aprendermos ainda mais com a experiência e a cultura tecnológica alemã. A Ceramitec é sempre uma feira muito estratégica”, avalia o presidente da Anicer, Natel Moraes.

Desde 2006, a Associação participa do evento, buscando sempre um roteiro diferente para os participantes. Visitas técnicas, hotel e passeio pela região serão itens que estarão no pacote para a feira.

Informações sobre a Delegação Anicer: LT Travel | Geraldo Toledo: 11 98175-2150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *