Hoje é:24 de novembro de 2024

Home Office parte 2

Por Gabriel Medeiros

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

No último artigo, encerrei a coluna medindo a reestruturação das agências de marketing no retorno presencial.

Dito isso, temos que pensar em dois cenários:

  • Quem volta e quem não volta pro time;
  • Como fechar novos negócios sem reunião presencial.

Pensando no time, existem 3 frentes de funcionários distintos nesse retorno:

  • O colaborador que rendia pouco na agência e que se aproveita do argumento para continuar rendendo pouco em casa;
  • O colaborador que vai voltar mais lento por ter se ausentado 8 meses do ritmo e fluxo presencial;
  • O colaborador que manteve ou aumentou a qualidade da entrega durante o home office.

É óbvio que o empregador vai segurar quem manteve a entrega e vai cortar quem rendeu pouco. A questão é quanto tempo esperar a parte do time que voltou “enferrujada” e, mais ainda, saber diferenciar se voltou enferrujada ou já sem a vontade de estar presente. Tempo é dinheiro, falo por mim, dois meses é o tempo de aguardar e tomar a decisão.

Pensando em novos negócios, aí a pauta fica mais complexa. Se a sua sala não pulsar, se o coração dela não bate, a dinâmica do processo de fechamento de um novo job perde força.

Trabalhar remotamente é questão de ajuste, mas fechar negócio, são outras variáveis.

Muita agência off e digital perdeu negócio em 2020. Em 2021, é a hora de correr atrás, sinceramente não enxergo Skype e Zoom trazendo novos negócios para sua empresa.

Viramos o ano com uma meta: reunião de novos clientes, só presencial. Respeitando o protocolo, mantendo distância, janelas abertas, olho no olho, percebendo o cliente e gerando discussão sobre o produto dele ao vivo.

Nada fecha melhor um novo negócio do que a aproximação física de pessoas e a possibilidade de observar e interpretar a linguagem corporal de cada indivíduo na mesa de reunião.

Até a próxima!

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Publicitário, estrategista de marketing, ex-diretor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro, e sócio da agência Bartô publicidade, especializada em conteúdo e digital.

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