Hoje é:3 de abril de 2025

Incorporação (e neutralização) dos resíduos sólidos da Thor Nordeste Granitos na massa cerâmica da Cerâmica Tavares – Estudo de caso

Por Otacílio Carvalho | Imagem: Divulgação

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

O que são resíduos sólidos?

O conceito de resíduos sólidos é definido pela Norma Brasileira ABNT 10004 como Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

Entre os resíduos industriais, merecem destaque os resíduos resultantes da extração de todos os tipos de minérios e do seu beneficiamento. Os resíduos aqui apresentados são resultantes do processo de beneficiamento de rochas ornamentais lavradas em Parelhas e municípios vizinhos, serradas e polidas na empresa Thor Granitos, situada em Parelhas/RN.

Descrição do material

Lama formada pelo acúmulo de resíduos sólidos resultantes da serragem (e depois polimento) de blocos de rochas graníticas, pegmatíticas, gnaisses, xistos e quartzitos que são lavradas em Parelhas e em municípios vizinhos. O material é de cor cinza claro a esbranquiçada quando úmido, e branco quando seco. A granulometria é homogênea e segundo a Cerâmica Tavares, passa na peneira de 325 mesh. À luz da Norma NBR 10004, pode ser classificado como um resíduo Classe 2-B, não perigosos e inertes.

Esse material é gerado durante a serragem por fios diamantados quando os blocos são cortados em placas finas, prontas para serem polidas. O polimento, o lustre ou o levigamento são feitos na empresa e também geram os resíduos sólidos. Todos os processos são feitos com o uso de água. Esses resíduos formam uma lama que é centralizada num local específico e depois passa por um filtro prensa para reduzir a umidade. Depois, é levado para um depósito onde fica acumulado. Mensalmente, são geradas cerca de 300 toneladas de resíduo.

Aspecto geral dos resíduos sólidos

Ponto de Geração

O resíduo sólido é gerado na linha de produção da empresa Thor Granitos Nordeste, situada em Parelhas/RN.

Thor Granitos Nordeste, empresa onde ocorre a geração dos resíduos

Ponto de consumo

O resíduo sólido gerado na Thor Granitos Nordeste, é coletado pela Cerâmica Tavares e incorporado ao processo de fabricação de tijolos e telhas. A Cerâmica Tavares é uma empresa de referência dentro do setor de cerâmica vermelha do Nordeste. Ela produz vários tipos de telhas, tijolos e lajotas que são comercializados dentro do Rio Grande do Norte ou exportados para os Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Está situada na Fazenda Joazeiro, Zona Rural do Município de Parelhas e trata-se de uma empresa devidamente licenciada junto ao IDEMA e que não gera resíduos sólidos.

Cerâmica Tavares, Parelhas RN

O transporte

O transporte do resíduo sólido é feito através de um caminhão caçamba, placa NNZ 4505 que transporta cerca de 15 toneladas (material úmido) de cada vez.

O material é enlonado e o caminhão faz sempre o mesmo percurso. O caminhão é sempre o mesmo, mas não é exclusivo para essa atividade. Em linha reta a Thor Granitos está distante 8 Km da Cerâmica Tavares. Existem vários caminhos para ir de uma empresa à outra, entretanto, o percurso escolhido foi de 11,7 Km.

Descrição do percurso: saindo da Thor Granitos, toma-se a esquerda, uma estrada carroçável, na qual percorre-se 1,1 Km até a RN-086 (asfaltada), onde toma-se à direita e percorre-se 3,7 Km e aí toma-se à direita uma estrada carroçável onde percorre-se 6,9 km até o estoque de matérias-primas da Cerâmica Tavares.

Caminhão e Documento do Caminhão

Percurso Thor Granitos – Cerâmica Tavares

Como ele entra no processo

A cerâmica usa pelo menos 2 argilas para compor a massa cerâmica. Uma mais fina conhecida como argila gorda e uma mais grossa, conhecida como puagem.

Às vezes, pode usar até mais argilas, dependendo da qualidade da mistura final. Estas argilas são estocadas e empilhadas formando camadas individualizadas, obedecendo a proporcionalidade que é calculada em laboratório, levando-se em consideração a granulometria do produto final da massa. Na hora de usar, essas camadas são cortadas verticalmente como quem corta um bolo e depois, elas ainda são umedecidas e homogeneizadas no pátio da empresa, antes de entrar no processo de fabricação.

Os resíduos sólidos da Thor Nordeste Granitos, têm uma composição mais silicosa, parecida com a composição da argila mais grossa. Sendo assim, a empresa trata eles como se fossem mais um tipo de argila. Daí, que ele tem também a sua proporção estimada e é tratado como uma camada especial no estoque. A proporção dos resíduos sólidos na massa cerâmica é de 8% para a fabricação de tijolos e 5% para a fabricação de telhas.

Estoque sanduiche da Cerâmica Tavares – A camada branca é dos resíduos sólidos.

A empresa só usa o resíduo na produção de telha e de tijolo. O uso dos resíduos sólidos na massa cerâmica, aparentemente, não alterou a qualidade dos produtos.

Todo o processo produtivo envolve inicialmente a preparação da massa cerâmica com a homogeneização e moagem das argilas que é colocada em diversas baias. Depois entra no processo de extrusão e depois a secagem.

Os produtos secos são queimados em fornos redondos com chama reversível, usando cavacos (lenha de poda, picada) e pó de serra prensado. Os produtos são queimados a temperaturas variáveis de 850 a 900° C. Nessa temperatura, os resíduos sólidos passam a fazer parte da telha, como as argilas.

Telha e Tijolo

Acordo entre as empresas

Foi feito um contrato entre as partes, com prazo indeterminado, onde a Thor Nordeste Granitos se compromete a doar os resíduos sólidos para a Cerâmica Tavares, enquanto a Cerâmica Tavares fica responsável pela coleta dos resíduos à medida que eles vão sendo produzidos e pela sua incorporação integral na massa cerâmica para a fabricação de tijolos e telhas.

As vantagens dessa parceria para as empresas

Para a Thor Nordeste Granitos é a oportunidade de neutralizar, em definitivo, um resíduo sólido que incomodava bastante a empresa em termos ambientais, praticamente sem custos.

Para a Cerâmica Tavares é a oportunidade de conseguir parte de sua matéria-prima a custo zero (custo apenas do transporte), reduzindo assim o custo geral de produção. É também uma ação ambiental muito importante para a parceira e para o município, constituindo-se em mais uma ação ambiental entre tantas que a empresa realiza.

Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos. Atuando principalmente no segmento de cerâmica vermelha, minerais industriais, prospecção mineral, gerência de qualidade total e geoquímica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *