Hoje é:20 de setembro de 2024

Índia desenvolve casas resistentes a inundações

As construções feitas para resistir ao clima são também de baixo custo

Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: Grupo de Tecnologia Habitat e Aswin V.N. para The Hindu

Novas habitações com foco em resistência a enchentes estão sendo construídas na Índia. Devido a inundações sérias ocorridas em 2018 e 2019, no estado de Kerala, no sul do país, a população perdeu cerca de um milhão de casas nas regiões mais pobres. Estima-se que dos 35 milhões de habitantes, um sexto tenha sido prejudicado com as enchentes, levando as famílias a abandonarem suas casas devido a fragilidade estrutural.

A alternativa que foi criada a partir disso foi a construção de casas de baixo custo utilizando materiais locais e que fossem resistentes para o caso de novas chuvas, já que com as mudanças climáticas é possível que as enchentes tornem a acontecer.

São utilizados tijolos cerâmicos, pilares feitos de bambu tratado, argila e para o reboco aproveitam-se cascas de coco, além de telhas de cerâmica. Essas novas habitações são construídas em locais que não inundam, entretanto, o modelo e os materiais utilizados são pensados para que ela suporte, caso haja uma forte chuva.

De acordo com o arquiteto Gopalna Shankar, fundador do Grupo de Tecnologia Habitat , seu objetivo é auxiliar as populações marginalizadas, já que são as que mais sofrem com as inundações. “Nossa organização está comprometida em construir abrigos, colônias residenciais e casas individuais resistentes ao clima. As pessoas podem pagar demais por uma casa, mas nós construímos lares como estruturas de baixo custo que consigam escapar de danos, durante desastres, eficientemente”, ressalta o arquiteto que já construiu casas para mais de 250 vítimas de inundações.

O arquiteto iniciou seu projeto Habitat Technology Group no ano de 1987 e hoje conta com 400 profissionais nas áreas de arquitetura, engenharia e assistência social, com foco em atendimento para construções sustentáveis e de baixo custo por todo o país.

Nossa organização está comprometida em construir abrigos, colônias residenciais e casas individuais resistentes ao clima.

Shankar diz ainda que mesmo quando não tem como o morador sair da área que sofre com as chuvas, é possível fazer uma habitação resistente e com materiais como tijolos e telhas cerâmicas, as edificações são mais estáveis. “Em áreas propensas a inundações, quando há necessidade de residir lá, construímos a casa com material disponível localmente. Os danos causados ​​pelas inundações não afetariam o morador, física e financeiramente, em grande medida”.

O governo do estado é responsável por abrigar as vítimas das chuvas, apesar disso é fundamental o investimento em projetos que visem acabar com os danos sofridos por esses moradores. O Projeto Autoridade de Gerenciamento de Desastres do Estado de Kerala, leva à população informações sobre a necessidade de construir casas que sejam resistentes às chuvas. Já o Projeto Governo de Kerala, fechou um acordo com o Banco Mundial de 250 milhões de dólares para investir em melhorias quanto aos impactos das inundações na região.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *