Com informações do Sebrae
O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing demanda estudo e planejamento. Antes de começar a criar perfis em redes sociais ou investir em anúncios, faça o seu plano de marketing. É a maneira ideal de direcionar suas ações com assertividade e alcançar bons resultados.
Mas, o que é um plano de marketing? É um documento com todas as estratégias de marketing, objetivos e indicadores de análise para um período determinado. O plano de marketing pode ser para o setor ou para campanhas específicas, como o Natal.
É ele que orienta as ações para o cumprimento dos objetivos de forma eficiente. Além disso, o plano de marketing está relacionado à gestão do negócio e ao planejamento estratégico da empresa.
O plano de marketing pode trazer um impacto direto no crescimento da sua empresa. Algumas vantagens de um plano de marketing são:
- Conectar com os clientes certos, já que permite a análise de dados e pesquisas;
- Ter mais previsibilidade e trazer mais segurança na tomada de decisão;
- Economia de tempo e dinheiro, com a otimização dos investimentos;
- Alinhamento do trabalho em equipe, melhorando a integração e comunicação interna;
- Mais facilidade de gerenciar as ações, identificando oportunidades e riscos.
Podemos dizer que o plano de marketing possui três momentos:
Planejamento: quando é feita a análise de macro e microambientes, a definição das personas, a criação da marca e o mix de marketing.
Implementação: é a execução do planejamento, a partir dos objetivos, metas e cronograma de ações.
Avaliação: é o momento da verificação dos indicadores KPIs do negócio. Na avaliação, os feedbacks dos clientes são analisados com o objetivo de ajustar o plano de marketing.
Abaixo, trouxemos cada uma das etapas de definição de um plano de marketing. Confira para adequar ao seu negócio e melhorar seus resultados!
Etapas do Plano de Marketing
1. Diagnóstico
Faça uma descrição do negócio: estrutura, número de colaboradores, volume de vendas, recursos disponíveis e objetivos. Também é importante fazer uma análise sobre os pontos fortes e fracos; oportunidades e ameaças externas.
2. Análise de mercado
Colete dados para verificar fatores que podem afetar a empresa:
- Macroambiente: mudanças e tendências da região, do país e do mundo.
- Microambiente: foco no setor de atuação e nos principais atores.
3. Concorrência
Pesquise informações sobre a atuação dos concorrentes: público atendido, como é feita a comunicação e divulgação dos seus produtos e resultados alcançados.
4. Público e personas
Busque dados sobre o seu público: características demográficas, psicográficas e comportamentais. Em seguida, defina suas personas, ou seja, seu cliente ideal, pensando nos seus interesses e dores.
5. Posicionamento
Significa refletir sobre como a empresa quer ser percebida pelo seu público. São as características da empresa, como valores e significados da marca e do produto, como preço, tamanho ou design.
6. Objetivos
Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido.
7. Metas e indicadores
As métricas são fundamentais para acompanhamento do desempenho das estratégias e para saber se os resultados esperados foram alcançados.
8. Estratégias
Defina quais estratégias de marketing podem contribuir para alcançar os objetivos do plano de marketing.
9. Recursos e orçamento
Considere os seguintes custos de marketing: aquisição de ferramentas; contratações de colaboradores e serviços e treinamentos; campanhas de mídia paga; despesas com internet, telefone, energia, entre outras.
10. Cronograma e responsáveis
Defina um cronograma para a execução do plano e os responsáveis por cada ação. Assim, é possível verificar a adequação dos prazos e distribuir responsabilidades.
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