Hoje é:21 de novembro de 2024

Inovar é preciso!

Ações que podem contribuir com o sucesso de pequenas empresas e o desenvolvimento do mercado

Por Manu Souza | Ilustrações: Guilherme Figueiredo

Inovação, palavra cada vez mais proferida por empreendedores e gestores de pequenas empresas, mas nem sempre bem recebida pelo simples fato do empresário associar o termo a outra palavra nada bem-vinda do mundo dos negócios: custo.

Inovar não significa necessariamente investir altas somas em dinheiro ou contratar o que há de mais novo em tecnologia no mercado, e sim mudar o ponto de vista da empresa, criar parcerias, modificar o padrão de negócios e criar mecanismos diferenciados para alavancar a gestão do empreendimento. Produtos que não apresentam diferencial não vendem. Se a sua empresa precisa se destacar e fazer a diferença, é preciso fugir do lugar comum.

Em um mundo onde as crianças já nascem sendo digitais, a empresa que agrega o máximo dessas ferramentas à sua gestão, sai na frente. Todo empresário que começou o seu negócio de maneira simples e conseguiu prosperar, tem uma certa dificuldade em se desapegar de métodos antigos, porque acha que, como na máxima do futebol: “em time que está ganhando não se mexe”.

Também é fato que empresas familiares tendem a concentrar os trabalhos nas mãos do dono, que contrata, assina, analisa, demite e centraliza tudo. Nesses casos, o bom andamento do trabalho fica comprometido e a empresa deixa passar oportunidades de crescimento para os negócios.

Investir em profissionais capacitados e ferramentas de gestão é um grande passo para a inovação da empresa no mercado em que atua. Além disso, um empresário que tem conhecimento de seu negócio poderá obter mais sucesso ao dedicar esforços no que realmente importa, empreender.

Sua empresa precisa ter um site

Para ser lembrada a sua empresa precisa aparecer e se nem site ela tiver, como o seu cliente poderá lhe encontrar? A pesquisa Global Digital Overview 2020, realizada pelo site We Are Social, em parceria com a ferramenta Hootsuite, revelou que mais de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo já usam a internet, das quais 3,8 bilhões estão nas redes sociais. Os dados revelam que os internautas já são 60% dos 7,7 bilhões de seres humanos espalhados pelo planeta. O número de pessoas conectadas à internet também cresceu 7% na comparação de janeiro de 2020 com o mesmo período de 2019, o equivalente a 298 milhões de novos usuários.

A pesquisa também demonstrou crescimento em relação ao tempo de uso. O usuário fica online, em média, 6 horas e 43 minutos por dia, três minutos a mais do que o indicado na pesquisa do ano anterior, o que demonstra que cada usuário fica conectado à web mais de 100 dias por ano ou 40% do tempo em que está acordado, considerando uma noite de sono de 8 horas por dia. Isso significa que o seu possível cliente é digital e precisa saber que você existe.

O desenvolvedor de sites, Alexandre Stefani, indica que ter um site é um investimento, não um custo e que a ausência dessa simples ferramenta pode gerar prejuízos para a empresa. “O digital encurta distâncias e otimiza o tempo. Tempo é custo e empresa precisa de investimento. Ter um site é necessidade, não luxo. Dentista sem dente não se vende e empresa sem site não é vista. O prejuízo daquele que não utiliza os meios digitais é perder o timing do seu target (alvo) para o concorrente”.

 

Sua marca deve estar nas redes sociais

Da mesma forma que o site, quem não está nas redes sociais, não existe. Amplamente usadas no mundo inteiro, as redes sociais estão muito presentes nas vidas dos brasileiros, sendo consideradas um importante canal de informações, comunicação, relacionamentos e, lógico, vendas.

Segundo dados da pesquisa da Comscore, de 2019, o Brasil é o país que mais está conectado nas redes sociais em toda a América Latina. Cerca de 88% da população brasileira é responsável por acessos ao YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e LinkedIn. Desses, mais de 68 milhões de brasileiros usam exclusivamente seus celulares para navegar nas redes sociais. Logo, a sua empresa também precisa estar conectada a esses usuários.

A influenciadora digital, Fernanda Mitzakoff, que tem perfil no Instagram com 11 mil seguidores, explica a importância de estar online nas principais redes sociais. “O primeiro argumento quando me reúno com uma empresa que ainda não está no digital é: “não estar nas redes socais é entregar de ‘bandeja’ para seus concorrentes, os clientes que poderiam ser seus”. De cara, a conversa muda antes mesmo de ter começado. Quando os dirigentes de uma empresa percebem que estão perdendo dinheiro não investindo no digital, mudam a visão. A resistência maior com relação ao digital foi mais no início da pandemia, hoje muitas empresas mudaram a perspectiva do negócio pensando no futuro, apesar de encontrarmos muita gente, eu ainda acho que “Zap Zap” já é estar no digital”.

 

Seu negócio pode vender pelo WhatsApp

Já percebeu como as pessoas acessam cada vez menos o e-mail e sempre estão com a pergunta “tem WhatsApp?” na ponta da língua? Pois então! Sua empresa precisa explorar mais as comodidades que este app oferece. Contato com os clientes, envio de portfólio e materiais de comunicação, são apenas alguns exemplos do tipo de comunicação que você pode estabelecer com o seu cliente por esta plataforma. Além disso, pode implantar uma ouvidoria e até um SAC. As possibilidades são infinitas e tudo ao alcance das mãos do seu cliente.

Fernanda indica que uma empresa não pode insistir em se manter desconectada. “Hoje, é impossível manter a competitividade no mercado estando no offline, só com papel, caneta e panfletos. É preciso encarar de frente a ‘transformação digital’, investir em tecnologia, marketing, atendimento ao cliente e gestão. O mercado mudou e o cliente também. As grandes marcas hoje em dia, dependendo de onde o cliente está, entrega o produto no mesmo dia. Essa agilidade conquista e fideliza. Em se tratando de pequenas empresas, o produto pode até não ser entregue no mesmo dia, mas o conjunto de fatores que faz a jornada do cliente efetiva, também trará a mesma satisfação. O cliente ficará feliz, poderá comprar novamente e ainda indicar a empresa”.

Não basta ser bom apenas na qualidade do produto que a empresa fabrica, é necessário pensar no futuro, buscar melhorias, ficar antenado às mudanças, ir além do esperado e formar um time focado em ganhar, para que os resultados sejam os melhores.

Conheça os 10 princípios da cultura da inovação da empresa, segundo o gerente de Marketing Corporativo e Serviços ao Consumidor da 3M do Brasil, Luiz Eduardo Serafim, que também é Embaixador de Inovação da 3M e Professor de Gestão da Inovação da Business School (BSP) e de Marketing no MBA da ESAMC Campinas.

1.

Reconheça os mais criativos

2.

Assuma riscos consideráveis

3.

Vença os obstáculos e não se deixe vencer por eles

4.

Pense a longo prazo

5.

Continue crescendo, não se acomode no sucesso de hoje

6.

Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia

7.

Tolere as ambiguidades

8.

Reformule problemas sem solução

9.

Faça o que você mais gosta de fazer

10.

Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *