Hoje é:20 de setembro de 2024

Inspeção Predial

Por Caio Fontoura

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Nos últimos anos, a mídia nacional vem publicando acidentes gravíssimos relacionados a má conservação de edifícios. Na sua maioria são registrados o desmoronamento de toda a edificação ou parte dela, peças que se soltam de fachadas e incêndios. O mais preocupante é o fato de que a edificação está sendo habitada ou sendo utilizada para seus devidos fins e seus moradores e/ou administradores têm conhecimento de boa parte dos problemas antecedentes aos acidentes. Mas, por que os acidentes em edificações têm aumentado tanto e qual o papel de cada um para evitar esta situação?

O primeiro ponto a ser observado é que há cerca de 10 anos atrás, o Brasil sofreu um grande “boom imobiliário” e com ele surgiram muitas obras de grande qualidade construtivas, outras muitas obras de baixa qualidade construtivas e também muitas obras irregulares. É importante entender a nossa realidade e termos a percepção que, todos os dias, obras irregulares são iniciadas em diversos cantos do Brasil. Somado a esse grande número de construções que surgiram, temos o fato de que o brasileiro, na sua grande maioria, não tem o hábito de realizar inspeções ou vistorias técnicas em suas edificações e manutenções preventivas.

Os profissionais legalmente habilitados para realizar vistoriais prediais e plano de manutenção são Engenheiros e Arquitetos.

A maioria das manutenções realizadas nas edificações têm duas características bem marcantes: a primeira é que elas são feitas com o caráter estético, ou seja, quando é feita uma reforma para embelezamento do imóvel. A segunda é que os reparos são feitos quando o problema já surgiu e está atrapalhando a utilização do imóvel, a exemplo de infiltrações em telhados e encanamentos. Temos ainda as situações em que nenhuma manutenção é feita, muitas vezes por falha na administração do imóvel e falta de um responsável técnico que indique o caminho para se manter o imóvel com suas características resguardadas.

Um plano de manutenção aliado a inspeções prediais programadas são fundamentais para garantir a segurança e a durabilidade da edificação. É muito mais inteligente e muito mais econômico, realizar manutenções preventivas orientadas por um responsável técnico ao esperar os problemas acontecerem e tentar resolver com aquele “faz tudo”.

Os profissionais legalmente habilitados para realizar vistoriais prediais e plano de manutenção são Engenheiros e Arquitetos. Os proprietários, síndicos e administradores de imóveis têm que saber sua responsabilidade civil perante as manutenções prediais, devem ter registradas as suas vistorias e manutenções, entendendo que é uma comprovação de que se busca manter a segurança e a durabilidade das edificações. Não esqueça: construiu e ficou pronto, não quer dizer que o trabalho acabou, agora é hora de manter o imóvel.

Instagram: arquitetocaiofontoura

COMPARTILHE

Arquiteto e urbanista, pós-graduado em tecnologia no gerenciamento de obras. Atua em construções de edifícios para o mercado imobiliário da cidade de Salvador (BA). É sócio da AF Engenharia, empresa que atua nos setores industrial e comercial, prestando serviços de planejamento, coordenação de projetos e execução de obras em diversas cidades das regiões norte e nordeste do Brasil.

One Comment

  1. Walter Contabile Reply

    Caio, parabéns pelo excelente artigo. Eu particularmente passei por um problema assim. Adquiri um imóvel e por inexperiência não me atentei ao registro de vistoria. Hoje estou passando por um momento delicado em relação a esse problema. Ainda estou no seguro da obra, mas é uma dor de cabeça e situação desagradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *