Hoje é:10 de novembro de 2024

Levando o conhecimento a todos

Evento em Paraíba do Sul, no Norte Fluminense, recebe centenas de alunos para aprenderem sobre a sustentabilidade nas construções

Por Carlos Cruz | Imagens: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e a Prefeitura de Três Rios, município de Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro, realizaram, entre os dias 31 de maio e 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2022. O evento foi desenvolvido pelo Entreposto Ambiental, primeiro Centro de Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro e que atua em três vertentes: Tecnologias Sustentáveis, Educação Ambiental e Eventos Sustentáveis.

Voltado para o público geral e com entrada gratuita, a Semana do Meio Ambiente 2022 mobilizou cerca de 1.200 alunos da rede pública e privada de toda a região com suas oficinas, yoga, feira orgânica e de artesanato, plantio de árvores e rodas de conversa.

O diretor da Cerâmica Argibem, Luis Lima, esteve presente no segundo dia do evento e observou a importância da iniciativa para conscientizar, principalmente estudantes de nível médio e universitários, sobre conceitos ambientais, como a sustentabilidade dos produtos, dos sistemas produtivos e construtivos e sobre a Avaliação de Ciclo Vida (ACV). A Anicer disponibilizou o material publicitário dos estudos da ACV da Cerâmica Vermelha – de telha e bloco -, para o evento.

De acordo com Lima, os estudos sobre a ACV ainda são desconhecidos para muitas pessoas, inclusive para alguns universitários do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), que participaram em peso do evento. “Eu acho que o evento cumpriu o que ele tinha como objetivo, que é começar a esclarecer as pessoas em relação a essa questão ambiental, de uma maneira muito mais profissional e correta, sobre o que é a Avaliação do Ciclo de Vida, mostrar o que é melhor e o que é pior”, afirmou.

Os participantes ainda puderam se divertir com apresentações de danças e shows de artistas da região e participar do mutirão realizado pelos organizadores do evento para limpeza das margens do rio Paraíba do Sul, que corta a cidade.

Também foi possível conhecer o escritório construído pela Argibem no Entreposto Ambiental. Todo em alvenaria estrutural com blocos cerâmicos aparentes nas paredes e nos banheiros, o prédio foi erguido com o objetivo de demonstrar aos visitantes o material que está sendo usado na construção, convidando a um debate sobre a sustentabilidade do produto. “Tanto o escritório quanto os banheiros do Entreposto foram feitos pela nossa fábrica mesmo, para que fiquem como exposição permanente deste que é considerado o melhor produto para a construção em vários quesitos, como conforto térmico e acústico, durabilidade e impacto ao meio ambiente”, destacou Luis Lima.

COMPARTILHE

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *