Hoje é:23 de novembro de 2024

Livros, luz e sombras

Jogo de luz serve como principal conceito atrativo para biblioteca na Polônia

Por Manu Souza | Fotos: Jakub Certowicz, Tomasz Zakrzewski

Projeto vencedor de um concurso lançado pela Universidade da Silésia, na Polônia, o Centro de Informação Científica e Biblioteca Acadêmica – CINiBA, foi considerado o melhor edifício construído na Polónia entre 2000-2012 na 7ª edição do “Life in Architecture”, prêmio organizado pela revista “Architektura Murator”.

A biblioteca, que também ganhou na categoria prédios públicos, está localizada no cruzamento do eixo leste-oeste, que forma a espinha dorsal do campus. Sua fachada é revestida com placas cerâmicas em tamanhos diferentes e que foram posicionadas com espaços entre elas, o que permite a entrada de luz no interior do prédio, sem comprometer a integridade do acervo da biblioteca. À noite, as frestas de luz formam um mosaico no interior do prédio com a luz que vem de fora.

A altura do prédio foi determinada pela altura média dos prédios ao redor do campus da universidade. A elevação norte, um pouco mais alta, enfatiza a posição e a função da construção, que está em diálogo com os altos edifícios existentes que fecham o eixo.

O isolamento do mundo externo influencia a atmosfera do ambiente, como deve ser uma biblioteca e orienta um fluxo de tempo diferente do barulho do centro da cidade.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *