Hoje é:21 de novembro de 2024

Marketing Digital no auxílio da crise

A importância do marketing digital para minimizar os impactos da pandemia no setor de construção civil

Juliana Meneses | Imagens: Divulgação

Com a pandemia, a crise econômica do país se estende para vários setores, incluindo o da construção civil. Devido às medidas de prevenção para que a Covid-19 não se propagasse, em diversas cidades, fábricas e canteiros de obras ficaram parados por algum tempo, até que os índices tivessem alguma queda, além da criação de medidas que pudessem instruir os profissionais e prevenir a contaminação.

Órgãos como a Anicer e a Cbic criaram cartilhas de orientação com os cuidados necessários para o trabalho do setor, além do apoio do Serviço Social da Construção Civil - Secovi, que após uma série de estudos criou protocolos de segurança para o retorno gradual das atividades. Os índices que eram positivos para o ano, no setor da construção, sofreram uma queda notável, além da dificuldade que a pandemia causou também nos processos de logística. Entretanto, é possível que este quadro seja modificado, com o retorno das atividades, diversas empresas percebem que há uma necessidade dos clientes em tirar o atraso que houve neste primeiro semestre, revertendo a situação. Para isso, é preciso destacar-se no mercado, já que a crise atingiu a todos e quem é mais conhecido e tem uma marca forte e presente, pode ganhar mais clientes e consequentemente faturar mais.

O marketing digital pode ajudar a driblar as adversidades deste período. Para Renata Veríssimo, engenheira civil, especialista em marketing digital e mentora de marketing digital para engenheiros, as estratégias digitais ampliam as chances de funcionamento do negócio. “O marketing digital é o meio com maior poder de ajudar pequenos, médios e grandes negócios. Ele permite o meu negócio estar na mão das pessoas a qualquer hora. Permite que meus serviços estejam disponíveis para várias pessoas ao redor do mundo. Portanto, usar as diversas ferramentas que o marketing digital tem é possível para todo e qualquer negócio”.

Com o passar dos meses, foi registrado um aumento nas vendas de produtos no setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em maio houve um aumento no faturamento 10,6% maior do que em abril. A especialista ressalta que apesar de ter sofrido impacto, a construção civil não foi das mais prejudicadas. Em sua opinião, o mercado de obras pode auxiliar o país a se restabelecer após o período enfrentado na pandemia. “O mercado da construção civil foi um dos que sofreu menos impacto com a pandemia (dentre todos que foram impactados), porque não parou. Houve demissões e reduções de quadro sim, porém os pequenos construtores tiveram maior demanda. Devido às pessoas estarem mais em casa, houve necessidade maior de serviços como manutenção, reforma, reparos. Portanto, os microempresários da área podem usufruir destes benefícios. Eu acredito que a construção civil que será a responsável por alavancar e reacender o mercado pós-pandemia. Pois tem uma força grande”.

O fato das pessoas estarem em isolamento social e de diversas empresas estarem trabalhando no esquema de home office, faz com que haja uma maior necessidade de pequenos consertos devido ao tempo maior dentro de casa. Além disso, é comum ouvir relatos de pequenas mudanças nos ambientes para tornar os lares mais aconchegantes. Para Renata, é possível que haja, por parte do setor um incentivo, utilizando o marketing digital para estimular os consumidores e faturar mais. “O setor pode usar de estratégias de conscientização e educação da sociedade em relação a financiamentos disponíveis para construção, soluções de crédito para quem quer reformar ou construir, além de se fazerem presentes na jornada de compra do consumidor. As empresas precisam estar presentes através do digital na vida dessas pessoas, para que sejam vistas e lembradas, gerando maior aproximação e humanização entre marca e consumidor”.

Para a engenheira civil, os profissionais da construção devem se conscientizar que num mundo cada vez mais veloz e tecnológico estar conectado e ter uma vitrine de vendas é fundamental, se destaca e passa na frente quem consegue exibir seus produtos e serviços para a maior quantidade de consumidores, dentro do seu público-alvo. “Aos fornecedores de insumos da construção civil, eu incentivo investir em marketing digital no seu negócio. O consumidor está cada vez mais exigente e busca soluções eficientes pra seus problemas. Quando esses fornecedores e marcas passam a fazer parte e estar nos meios digitais que o consumidor estiver, ele passa a ser visto e a ser lembrado. Além disso, utilizar o digital para aproximar e humanizar, levando sua causa e propósito adiante, demonstrando a importância do setor na vida das pessoas e como o consumidor pode fazer uso desses insumos em diversas situações. Quem não utiliza de meios digitais infelizmente terá seu negócio cada vez mais esquecido e com menor poder de escala. A internet dá voz e vez a quem não consegue crescer suas vendas. O mundo é digital. E isso é possível para todos os negócios”.

Confira algumas dicas que a engenheira traz em seu perfil do Instagram que podem ajudar a alavancar suas vendas:

Seu conteúdo precisa ter objetivo?
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O seu conteúdo precisa ter objetivo. Você não pode postar por postar, ou postar algo e não ter um objetivo a ser alcançado. E os 3 principais objetivos que seu conteúdo precisa ter é: 1- Educacional Que ajude a sua audiência, que eleve nível de consciência, que ensine algo, que dê dicas, que dê pequenas vitórias, que incentive, que mostre como algo deve ser feito, que ajude a resolver pequenos problemas. Aqui entra todos os formatos: texto, vídeo, stories, imagens... Esse é o principal objetivo do teu conteúdo. 2- Inspiracional Esse conteúdo vai te permitir contar tua história pessoal, profissional, da empresa, ou do teu negócio, que ajude a sua audiência a te conhecer, a se conectar com vc e com seu negócio e produto. Vai ajudar ao seu cliente perceber sua marca, a entender o teu posicionamento em relação à varias causas, vai ajudar a humanizar a tua marca e trazer tua audiência mais pra perto de você. As pessoas compram cada vez mais de empresas e profissionais que se conectam, que entendem a causa. 3- Entretenimento Esse conteúdo pode ser memes, algo divertido, sem perder a linha de raciocínio do seu conteúdo de forma geral. Deve ser usado com moderação. Ele também ajuda a conectar com sua audiência. Qual seu dever de casa hoje? Fazer um post para cada objetivo desse para essa semana. Topa? Faz e me marca, vou olhar e tentar ajudar de alguma forma. importante: não se preocupem em estar perfeito. só precisa ser feito. Aos poucos vc pega a manha do negócio e vai aperfeiçoando e melhorando! A prática leva à perfeição! Simbora? Quero ver quem vai aplicar e me marcar. Só os alunos #EXECUTORES fazem! Comenta aqui embaixo se vc ficou com alguma dúvida...

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Como preparar seu perfil profissional – TOP 10
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Vc já sabe q precisa estar nas redes sociais, ne? Mas lembre-se: não adianta só estar, tem que estar nas redes sociais que seu potencial cliente está, fazendo conteúdos que gerem valor, e que seja voltado para seu cliente. Por isso, trouxe aqui o TOP 10 de como PREPARAR O SEU PERFIL PROFISSIONAL, afinal, vc não quer ser só mais um instagram de engenheiro/empresa né? Então vamos começar da maneira certa. 1- Escolha sua área de atuação. Se vc ainda não entendeu a importância de escolher, recomendo que assistas algumas aulas que estão aqui no IGTV e destaque tbm, falando tudo sobre isso. Aproveita pq é aula de verdade. 2- Identifique sua persona (seu cliente ideal) Inicialmente não é tão simples identificar a persona, por isso, se vc conseguir identificar seu público alvo, para quem vc quer vender, com quem vc quer se relacionar, para quem vc quer comunicar, já vai ajudar bastante pra começar. Aos poucos vc vai moldando sua persona. Tbm tem aula sobre isso. 3- Identifique dores, desejos, sonhos, medos, dificuldades, problemas desse público (persona) 4- Identifique um (ou mais) problemas que vc resolve e foque nisso. Todo teu conteúdo vai girar em torno disso, inclusive os seus serviços e seu conteúdo de venda tbm vai estar focado nesse problema que vc resolve. 5- Desenvolva a solução desse problema. Gere desejo, gere autoridade, seja referência nesse assunto. 6- Comunique isso em todos seus conteúdos, posts, stories, lives. As pessoas precisam saber que vc resolve aquele problema. 7- Redes sociais são redes de relacionamento. Portanto, relacione-se, pergunte, ajude, responda, comente, curta, interaja, puxe assuntos, faça perguntas. Se importe com as pessoas que estão do outro lado do celular. 8- Seu conteúdo precisa resolver pequenos problemas, trazer informações importantes, dicas e até tutoriais. 9- Gere valor de forma gratuita e genuina. É a partir disso q vc vai construir sua autoridade e ser referência. As pessoas não vão adivinhar que vc sabe sobre determinada coisa se vc não expressar isso através da sua comunicação e do seu conteúdo. 10 - Ajude de forma genuina. Sem medo de ser feliz. Se importando verdadeiramente. Agora, bora aplicar?

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Não tenho um bom engajamento. O que faço?
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“Ah Renata, vc fala que preciso postar conteúdos, gerar valor, ensinar, educar e conscientizar usando as redes sociais. Já faço isso, mas não tenho engajamento. Estou errando em algo?” Sempre falo aqui pra vcs sobre Gerar valor através de conteúdos de qualidade, fazer postagens, gravar vídeos, ser presente nas redes sociais que seu cliente está, fazer stories, trazer assuntos importantes, dicas, conscientizar seu cliente, educá-lo e trazer ensinamentos. O marketing de conteúdo somado às estratégias certas e à intencionalidade atraem um potencial cliente, eleva o nível de consciência deles em relação à vc e seus serviços e ao final da jornada do cliente geram venda. Engajamento não é venda. Engajamento não faz vc vender mais ou menos. Engajamento não paga teu CREA. Você só precisa se preocupar em: alinhar o seu conteúdo ao posicionamento que vc quer ter, aos serviços e produtos que vc quer vender. Simples assim. Não é pq o engajamento tá baixo que o objetivo não esteja sendo alcançado. Lembra qual o objetivo: elevar o nível de consciência dessas pessoas. Participar ativamente da jornada de compra. Se tornar referência e autoridade na sua área para essas pessoas. Se esses objetivos forem alcançados, a venda acontecerá naturalmente. Mesmo que seu engajamento seja zero. Porém, existem algumas estratégias que podem ser feitas para melhorar um pouco e fazer com que as pessoas além de consumir teu conteúdo e serem impactadas, engajem tbm. Mas isso não é o mais importante. Se vc fizer um conteúdo realmente de valor, que ajude e impacte essas pessoas, vai haver tbm o engajamento. Lembre-se: vc precisa se importar com quem está do outro lado. Seu conteúdo precisa realmente ajudá-lo, transformá-lo, e não simplesmente encher linguiça. Vc precisa se relacionar com essas pessoas, e não simplesmente esperar que eles engajem com vc. Bora colocar a mão na massa? Faça uma análise do seu conteúdo: ele está alinhado ao seu posicionamento e aos serviços que vc atua? Você está sendo constante nas redes sociais? Você está realmente ajudando seus seguidores e elevando o nível de consciência? Você está se relacionando e engajando tbm com essas pessoas? Comenta aqui pra mim!

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5 fatos importantes sobre o consumidor 4.0
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Uma palavra resume o comportamento do consumidor 4.0: TECNOLOGIA. A pandemia acelerou esse processo e mudou completamente o perfil desse novo consumidor. O consumidor 4.0 está sempre bem informado e alinhado às novidades que surgem no mercado. Antes de decidir pela aquisição de produtos ou serviços, ele faz inúmeras análises e avalia certos quesitos, como qualidade dos produtos ou dos serviços, indicações, experiências anteriores e nível de excelência no atendimento. Esses clientes têm muita facilidade para utilizar diversos canais de atendimento. Porém, eles optam pelos mais rápidos, práticos e que proporcionam mais benefícios. Eles desejam que o atendimento ou a solução sejam imediatas e eficiente. Para atender esse novo perfil é necessário que VOCÊ ENGENHEIRO esteja preparado, abaixo vou listar algumas ações que você pode começar: 1- Crie seu perfil comercial no Instagram/Facebook 2- Utilize do marketing de conteúdo para informar e ajudar na decisão de compra do consumidor. 3- Gere engajamento nas redes sociais. 4- Integre outros canais de comunicação, como o WhatsApp por exemplo. Precisa estar de fácil acesso. Após gerar as primeiras vendas, Utilize o marketing de influência e o marketing de indicação. Para gerar uma experiência desde o primeiro contato com esse novo perfil de consumidor, você precisa ter INTENCIONALIDADE E ESTRATÉGIA. Comece a aplicar isso nas redes sociais e aos poucos amplie os canais. Esteja sempre atento ao perfil de consumidor que você quer atingir. Essa informação te ajudou? Comenta aqui e salva para consultar sempre!

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Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

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