Juliana Meneses | Imagens: Divulgação
Com a pandemia, a crise econômica do país se estende para vários setores, incluindo o da construção civil. Devido às medidas de prevenção para que a Covid-19 não se propagasse, em diversas cidades, fábricas e canteiros de obras ficaram parados por algum tempo, até que os índices tivessem alguma queda, além da criação de medidas que pudessem instruir os profissionais e prevenir a contaminação.
Órgãos como a Anicer e a Cbic criaram cartilhas de orientação com os cuidados necessários para o trabalho do setor, além do apoio do Serviço Social da Construção Civil - Secovi, que após uma série de estudos criou protocolos de segurança para o retorno gradual das atividades. Os índices que eram positivos para o ano, no setor da construção, sofreram uma queda notável, além da dificuldade que a pandemia causou também nos processos de logística. Entretanto, é possível que este quadro seja modificado, com o retorno das atividades, diversas empresas percebem que há uma necessidade dos clientes em tirar o atraso que houve neste primeiro semestre, revertendo a situação. Para isso, é preciso destacar-se no mercado, já que a crise atingiu a todos e quem é mais conhecido e tem uma marca forte e presente, pode ganhar mais clientes e consequentemente faturar mais.
O marketing digital pode ajudar a driblar as adversidades deste período. Para Renata Veríssimo, engenheira civil, especialista em marketing digital e mentora de marketing digital para engenheiros, as estratégias digitais ampliam as chances de funcionamento do negócio. “O marketing digital é o meio com maior poder de ajudar pequenos, médios e grandes negócios. Ele permite o meu negócio estar na mão das pessoas a qualquer hora. Permite que meus serviços estejam disponíveis para várias pessoas ao redor do mundo. Portanto, usar as diversas ferramentas que o marketing digital tem é possível para todo e qualquer negócio”.
Com o passar dos meses, foi registrado um aumento nas vendas de produtos no setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em maio houve um aumento no faturamento 10,6% maior do que em abril. A especialista ressalta que apesar de ter sofrido impacto, a construção civil não foi das mais prejudicadas. Em sua opinião, o mercado de obras pode auxiliar o país a se restabelecer após o período enfrentado na pandemia. “O mercado da construção civil foi um dos que sofreu menos impacto com a pandemia (dentre todos que foram impactados), porque não parou. Houve demissões e reduções de quadro sim, porém os pequenos construtores tiveram maior demanda. Devido às pessoas estarem mais em casa, houve necessidade maior de serviços como manutenção, reforma, reparos. Portanto, os microempresários da área podem usufruir destes benefícios. Eu acredito que a construção civil que será a responsável por alavancar e reacender o mercado pós-pandemia. Pois tem uma força grande”.
O fato das pessoas estarem em isolamento social e de diversas empresas estarem trabalhando no esquema de home office, faz com que haja uma maior necessidade de pequenos consertos devido ao tempo maior dentro de casa. Além disso, é comum ouvir relatos de pequenas mudanças nos ambientes para tornar os lares mais aconchegantes. Para Renata, é possível que haja, por parte do setor um incentivo, utilizando o marketing digital para estimular os consumidores e faturar mais. “O setor pode usar de estratégias de conscientização e educação da sociedade em relação a financiamentos disponíveis para construção, soluções de crédito para quem quer reformar ou construir, além de se fazerem presentes na jornada de compra do consumidor. As empresas precisam estar presentes através do digital na vida dessas pessoas, para que sejam vistas e lembradas, gerando maior aproximação e humanização entre marca e consumidor”.
Para a engenheira civil, os profissionais da construção devem se conscientizar que num mundo cada vez mais veloz e tecnológico estar conectado e ter uma vitrine de vendas é fundamental, se destaca e passa na frente quem consegue exibir seus produtos e serviços para a maior quantidade de consumidores, dentro do seu público-alvo. “Aos fornecedores de insumos da construção civil, eu incentivo investir em marketing digital no seu negócio. O consumidor está cada vez mais exigente e busca soluções eficientes pra seus problemas. Quando esses fornecedores e marcas passam a fazer parte e estar nos meios digitais que o consumidor estiver, ele passa a ser visto e a ser lembrado. Além disso, utilizar o digital para aproximar e humanizar, levando sua causa e propósito adiante, demonstrando a importância do setor na vida das pessoas e como o consumidor pode fazer uso desses insumos em diversas situações. Quem não utiliza de meios digitais infelizmente terá seu negócio cada vez mais esquecido e com menor poder de escala. A internet dá voz e vez a quem não consegue crescer suas vendas. O mundo é digital. E isso é possível para todos os negócios”.
Confira algumas dicas que a engenheira traz em seu perfil do Instagram que podem ajudar a alavancar suas vendas:
O que postar nos storys?
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing Digital Engenheiro (@renatamarketing.eng) em
Como as hashtags podem ajudar meu negócio?
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing Digital Engenheiro (@renatamarketing.eng) em
Seu conteúdo precisa ter objetivo?
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing Digital Engenheiro (@renatamarketing.eng) em
Como preparar seu perfil profissional – TOP 10
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing Digital Engenheiro (@renatamarketing.eng) em
Não tenho um bom engajamento. O que faço?
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing Digital Engenheiro (@renatamarketing.eng) em
5 fatos importantes sobre o consumidor 4.0
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing Digital Engenheiro (@renatamarketing.eng) em
Por que não tenho retorno nas redes sociais, mesmo postando todos os dias?
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marketing Digital Engenheiro (@renatamarketing.eng) em
Deixe um comentário