Hoje é:19 de setembro de 2024

Monumento Vermelho

Praça Alun-alun Kejaksan, na Indonésia, toda feita de blocos cerâmicos é um verdadeiro monumento e deleite aos olhos

Por Juliana Meneses | Imagens: Kemala Montesa

Localizada na cidade de Cirebon, na Indonésia, a praça foi pensada para ser um espaço público, num projeto de arquitetura de uso misto. A cidade costeira, possui um importante porto e devido a relevância dele na comunidade, diversas culturas foram se mesclando e criando um ambiente de convívio múltiplo.

Na praça Alun-alun Kejaksan, blocos cerâmicos foram dispostos de maneira a formar uma espécie de pirâmide recortada, além disso, devido ao preço acessível do material, os blocos foram dispostos em todo o local, que é utilizado para feira de vendedores ambulantes e encontros.

A geometria do projeto foi pensada como um portal dividido e diversos pedestais, também em cerâmica, material tradicional que foi contraposto com a parte paisagística da construção, em vegetações locais.

A mesquita At-Taqwa utiliza uma parte da praça para orações nos feriados principais. Além disso, o local também abriga um monumento histórico, onde os anciãos e historiadores locais realizam palestras sobre informações da história da cidade aos visitantes. A praça possui ainda um parque infantil.

De um lado da praça, a chamada “Gapura” marca a entrada da cidade. No lado oposto, há um portão de cinco pilares verticais, lado a lado, que aponta a entrada da mesquita. De acordo com a tradição local, estas entradas opostas são a representação das necessidades espirituais e mundanas.

É possível encontrar ainda uma minibiblioteca, com espaços destinados a leitura, sendo fundamentais para auxiliar o incentivo aos livros em um ambiente agradável. Vale destacar que a disposição dos blocos cerâmicos, formam degraus, que são utilizados como bancos na praça.

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *