Hoje é:20 de setembro de 2024

Natreb aposta na valorização do cliente para fidelizar sua marca

Os produtos da marca estão presentes nos layouts das principais fornecedoras de materiais cerâmicos do Brasil.

Esta postagem de responsabilidade da empresa Natreb e não reflete necessariamente a opinião da Anicer.

Fundada em 1974 e localizada no município de Morro da Fumaça, em Santa Catarina, a história da Natreb está diretamente ligada a da família de Nório Valentim Bertan, fundador da marca. Seu parque industrial possui 5.850 m2 de área construída e abriga também a Fundição Monferrato, empresa do grupo.

Fabricante de máquinas para a indústria de cerâmica vermelha – desde a linha de alimentação, preparação e de extrusão até secadores, fornos e movimentação das peças – a Natreb também atua em outros setores como mineração, bem como para empresas de beneficiamento de resíduos, serviços de usinagem e caldeiraria de estruturas mecânica, para diversas empresas do Brasil.

Sua filosofia é melhorar sempre os seus produtos e ao longo dos seus 45 anos de atuação, ajudou a impulsionar o setor, propiciando às indústrias cerâmicas o investimento em tecnologia para o desenvolvimento de produtos de qualidade que são absorvidos pelo mercado da construção, não só no Brasil, como nos diversos países em que a empresa atua.

Além de produtos e serviços, a Natreb tem trabalhado muito no apoio técnico aos seus clientes, procurando compartilhar sua experiência e entregando diversas sugestões de layouts de fábricas, planos de negócio e melhorias de fluxo de produção. A empresa pretende também avançar em simulações por software para entregar ao cliente uma visão mais real possível do seu empreendimento e do retorno financeiro do investimento.

“O foco principal da Natreb é a cerâmica vermelha, mas isso não impediu a empresa de buscar outros segmentos para atuar, até porque o tamanho que adquiriu passou a exigir diversificações para manter a empresa produtiva. Assim, nosso setor de engenharia nunca parou de criar”, disse o Diretor Comercial da Natreb, Agnaldo Cezar Bertan.

Com os impactos que a construção civil sofreu, devido à crise econômica que o país vem passando nos últimos anos, muitas fábricas acabaram fechando suas portas, reduzindo consideravelmente o número de cerâmicas no Brasil. Ainda assim, a Natreb se mantém presente em grande parte das empresas que compõe o mercado brasileiro e apesar da crise, ao invés de reduzir o estoque de peças, preferiu apostar no pós-venda, como ferramenta para ajudar a manter seus clientes produtivos e sem risco de paralização por falta de peças ou serviços.

“Não é de uma hora para outra que uma empresa passa a ser respeitada em um mercado. Foi preciso muito tempo de trabalho sério, priorizando o pós-venda ao cliente, inovando e ouvindo muito os ceramistas para que o “boca a boca” no setor trabalhasse a favor da Natreb. Aos poucos, uma grande mudança está acontecendo no setor da cerâmica vermelha, que é a profissionalização, que talvez já venha com certo atraso em relação a outros setores. Consequentemente, o perfil do comprador de máquinas e equipamentos para as cerâmicas vem mudando, grande parte já faz o investimento calculando criteriosamente o retorno do mesmo. Isso beneficia a Natreb, que já faz algum tempo que deixou de vender máquinas para vender soluções, ou seja, todas as vendas acontecem sempre que Natreb e o cliente identificam, juntos o problema, estudam e definem a melhor solução, que acaba sendo uma máquina ou, às vezes, só uma melhoria de processo. Essa tendência começa a excluir as possibilidades de compra só pelo menor preço, que a médio e longo prazo viram dor de cabeça para o ceramista”, finalizou Bertan.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *