Hoje é:23 de novembro de 2024

Painéis de tijolos pré-fabricados

Tijolos feitos à mão fazem parte de nova fachada do centro da University College London Hospital

Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: Construction Manager magazine

O centro de hospitais da University College London (UCLH), especializado em serviços de ouvido, nariz, garganta e odontologia, ganhou uma fachada criativa desenvolvida em tijolos cerâmicos feitos à mão. A equipe, liderada pela empreiteira Mace e pela empresa de arquitetura Pilbrow e Partners, enfrentou um verdadeiro desafio ao construir uma fachada com design inovador, em grandes blocos, montados na estrutura no prédio.

No total, são 248 painéis de um combinação de tijolos artesanais e tradicionais feitos pelo fornecedor britânico Charnwood, que foram escolhidos para compor com o contexto histórico do prédio, aliados a uma estrutura pré-moldada de concreto onde os tijolos foram fixados, compondo ainda vidros triplos e alumínio. Cada um dos painéis possuem cerca de 5,5 m de largura por 4 m de altura e pesa aproximadamente 11 toneladas. Para montar a fachada e encaixar os painéis foi necessário um sistema de elevação utilizando guindastes.

O hospital está em uma área de conservação onde grande parte das construções são de tijolos, o que levou a equipe do projeto a optar por manter a cerâmica como opção principal, mas utilizando-a de uma forma totalmente inovadora, moderna e arrojada.

A ideia de utilizar os blocos modulares foi para reduzir o tempo de trabalho da construção, caso a estrutura fosse montada no canteiro, o tempo estimado para a fachada ficar pronta seria em torno de 40 semanas, com o projeto realizado desta forma, o tempo foi de 13 semanas. Um dos desafios do projeto, foi atingir a tonalidade exata do material, por conta do número de diferentes tipos de tijolos usados nos painéis.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *