Hoje é:21 de novembro de 2024

Paredes interativas

Sistema de fachada proporciona novas experiências físicas e emocionais

Por Bruna Garcez

Utilizando elementos de terracota em três tamanhos diferentes, perfurados por uma haste de metal, a Palermo Airport Retail pode ser contemplada por moradores e visitantes que atravessam o aeroporto Falcone e Borsellino, em Palermo, na Itália. Idealizadas pelo arquiteto italiano Traverso-Vighy e inaugurada em 2009, as paredes funcionam como um sistema de fachada aplicada às lojas do aeroporto.

Plano diretor para aumentar as áreas de varejo do aeroporto em fases distintas, o projeto centra-se sobre os espaços comerciais dentro de um lugar muito frequentado. Estações ferroviárias, aeroportos, shoppings e outlets podem ser denominados como superplaces, ou seja, ambientes arquitetônicos ausentes de troca social. A obra propõe estabelecer um relacionamento memorável entre situações vividas dentro do espaço, de modo que, as áreas de espera e compra não sejam ambientes vagos que funcionam apenas para a socialização transitória.

O material foi produzido por artesãos qualificados e estimula uma forte experiência tátil. As bordas das telhas são de vidro com tons que trazem à mente elementos como o mar, as minas de sal e as plantações de cítricos. A composição de formas e materiais podem gerar experiências físicas e emocionais, além da interação de passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *