Por Juliana Meneses | Imagens: Divulgação
O produto cerâmico tem um espaço amplamente difundido entre os profissionais da arquitetura. É comum ver em projetos de arquitetos brasileiros que blocos e telhas de cerâmica vermelha sejam a primeira opção devido às suas vantagens acústicas, térmicas e estéticas.
A arquiteta Thais Abreu, presente no Instagram @arquiteta.thaisabreu, com um perfil que conta com mais de 18 mil seguidores, recebeu o pedido de um jovem casal de clientes para a realização da primeira casa deles juntos, a obra já teve início e está em andamento.
“No ano de 2019 fui procurada por um jovem casal que me incumbiu de uma missão: conceber o seu futuro lar. Como arquiteta, sempre considero uma grande responsabilidade ter em mãos o papel de transformar a vida das pessoas através de meu trabalho, já que nossa casa é o palco principal de nossas vidas e com certeza onde vivemos os principais momentos dela”.
Thais conta que eles queriam um projeto de uma casa confortável e uma das exigências era que o telhado fosse de telhas de cerâmica, pois para o casal esse material era o que lhes agradava, se identificavam pelo estilo acolhedor e beleza estética que elas concedem ao resultado final do projeto.
“Para este projeto em questão, o pedido era por uma residência ampla, prática e confortável, que comportasse familiares e amigos em momentos de descontração e principalmente, que possuísse a “cara” dos moradores. Com isto, também foi pedido um telhado convencional de telhas cerâmicas, já que este material poderia conferir o aspecto de uma casa acolhedora e, sem dúvidas, trazer ainda mais beleza à residência”.
A arquiteta ressalta que os materiais cerâmicos têm não apenas grande beleza, mas trazem benefícios funcionais à obra. “Ter a opção de trabalhar com materiais cerâmicos, sejam eles em formato de telhas, azulejos ou pisos, é maravilhoso, visto que estes trazem qualidade aos espaços os deixando mais bonitos, esteticamente falando e também mais frescos – o que é uma vantagem devido ao clima quente do nosso país”.
Já a arquiteta Thais Ruiz, também presente no Instagram com o perfil @vida_de_arquiteta, onde mostra seus projetos e dá dicas de obra, atendeu a uma família vinda do interior e amante da natureza para residirem em um apartamento em São Paulo. Ela optou pela escolha do material cerâmico como revestimento da famosa “parede de tijolinho” para dar um clima aconchegante e intimista, típico das casas de interior, como eles estavam acostumados.
“A visão principal de quem entra no apartamento foi valorizada com a instalação de tijolos cerâmicos e um buffet de apoio para a sala de jantar na cor verde que recebe quem chega no imóvel com alegria e bom humor”.
Thais conta que foram feitas algumas modificações no projeto da planta original para adequar às necessidades dos novos moradores.
“As interferências feitas na planta original da construtora foram fundamentais para ter uma entrada mais privativa no apartamento, que garante privacidade e aumento de área de bancada da cozinha”.
Para trazer uma sensação aconchegante para a nova residência a arquiteta optou pela utilização do conceito aberto e utilização do revestimento de cerâmica vermelha em todo o ambiente da sala, sendo alternado com outros materiais, em segundo plano. “O conceito totalmente aberto da área social também permitiu que o revestimento cerâmico da entrada fosse repetido na sala de tv e jantar, trazendo a dose necessária de rusticidade e aconchego desejada pelos clientes. Cimento queimado e madeira completam a composição. Ponto de destaque para a TV centralizada que atende dois ambientes distintos”.
Deixe um comentário