Hoje é:21 de novembro de 2024

Rede de ceramistas vai impulsionar mercado cearense

Formada por um grupo de empresários, a Rede Cerâmica busca promover a união do setor para disseminar conhecimento e aumentar competitividade

Por Carlos Cruz | Imagens: Divulgação

Fundada em junho de 2021, a Rede Cerâmica surgiu com o propósito de promover ações para o desenvolvimento das empresas associadas ao Sindcerâmica, no Ceará. De acordo com seus idealizadores, a ideia era criar um grupo forte capaz de gerar novos negócios, disseminar conhecimentos, aumentar lucratividade e impulsionar o Setor Cerâmico, firmando aliança com parceiros comprometidos.

“A ideia surgiu através das bem-sucedidas experiências em redes de negócios de outros sindicatos da Fiec, como a Multiquímica do Sindquímica, a rede Rochas do Simagram e outras”, conta Marcelo Tavares, de 38 anos. Proprietário da Cerâmica Tavares, Marcelo é um dos idealizadores da Rede.

“Pretendemos realizar compras, coletivões, missões, viagens, cursos etc. A campanha Tijolo Legal já foi uma ação em conjunto com a Rede. A primeira compra foi realizada agora em dezembro”, disse. “As empresas irão se beneficiar nas compras em conjunto, com menores preços e prazos, além de maior integração, troca de experiências e tecnologias etc”.

Por meio de princípios como união, credibilidade, comprometimento e ética, a Rede pretende promover, desenvolver e impulsionar o setor cerâmico cearense, tornando fortes e competitivas as empresas associadas. De acordo com Marcelo, até o final de 2024, o grupo pretende ser reconhecido como uma rede de negócios que oportuniza o desenvolvimento e o crescimento de seus associados no nordeste.

A Rede Cerâmica hoje já é formada por algumas empresas, como CEAGRA, Ceará Cerâmica, Cerâmica Santo Afonso, Cerâmica Santa Rita, Cerâmica Intefração, Cerâmica Sobarro e Cerâmica Torres. Mas, segundo Marcelo, algumas outras já estão em fase de adesão e logo se juntarão ao grupo. “Estamos na fase de formalização, terminando de juntar os participantes e já tentando ter benefícios em algo coletivo”, destacou Marcelo.

A Rede conta com o apoio de um consultor, fomentado pela Fiec/SEBRAE, para coordenar a primeira fase de estruturação, montar comissões e definir as funções. As reuniões já acontecem semanalmente, e assim que a Rede estiver funcionando, a ideia, segundo os idealizadores, é que ela possa funcionar como um braço independente do sindicato.

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *