Por Manu Souza | Fotos: Cortesia de Nicolás Campodónico
Em meio a natureza de um terreno arborizado, um projeto do arquiteto Nicolás Campodonico, se destaca. É lá que está localizada a Capela San Bernardo, na província de Córdona, na Argentina.
Antes, o local era habitado por uma casa com currais, que foi demolida e os seus tijolos centenários serviram de base para a construção da capela. Sem energia elétrica, a natureza é a grande anfitriã do espaço, que foi construído no sentido do pôr do sol e contém dois pedaços de madeira, fixados separadamente, um na vertical e outro na horizontal, que ao cair da tarde refletem uma sombra em formato de cruz, na área interna da capela, à medida que o sol se põe.
A arquitetura interna da construção, em formato de abóbada, faz referência aos fornos de queima das indústrias de cerâmica vermelha, historicamente utilizados na Argentina para a queima dos tijolos cerâmicos, o que permite o contraste de luz e sombra nas paredes vermelhas da construção.
Todo o ambiente reflete serenidade, desapego e provoca o visitante a repensar na importância da simplicidade das coisas. Um lugar que, olhando de fora, não expressa nenhuma mensagem especial, mas que em seu interior desperta a percepção de uma arquitetura moderna, bem pensada, projetada com requinte e que convida à reflexão.
Deixe um comentário