Hoje é:24 de novembro de 2024

Revista da Anicer completa 1 ano da sua versão online

Veículo oficial do setor de cerâmica vermelha comemora os números alcançados em seu primeiro aniversário como digital

Por Manu Souza | Imagens: Guilherme Figueiredo e divulgação

Os tempos mudaram e a Revista da Anicer também! O jornal, criado em 1994, que passou a ser uma revista em 1997, se transformou em um veículo 100% digital em março de 2020. O momento não poderia ser mais propício – visto que a pandemia do coronavírus vem despertando o consumo online desde então.

A mudança do papel para o digital teve como principal objetivo a sustentabilidade, uma vez que a revista deixou de imprimir e enviar seus exemplares aos associados e parceiros do setor da construção. Além disso, a Anicer conseguiu entregar informações a um número maior de leitores, devido ao grande alcance da internet.

Assim, ainda no início de 2020, a área de comunicação da Associação voltou seus esforços para a construção de um portal exclusivo que hoje abriga o conteúdo da Revista da Anicer, apresentando design leve e intuitivo e uma paleta de cores com estudo de fonte, proporcionando uma leitura mais agradável. Sua visualização também é compatível para celular e tablet.

O designer gráfico da Anicer, Guilherme Figueiredo explicou o processo de transição entre a revista impressa e a revista digital. “São meios distintos com suas próprias peculiaridades. Revistas impressas têm a restrição das dimensões da página, que, ao mesmo tempo, delimita a área na qual o conteúdo de uma matéria deve se conter e permite muita experimentação na hora de diagramar. Já no meio digital, o texto não tem limite de área. Ao invés disso, existe um limite de caracteres por linha, que varia se você acessar a revista de um celular ou de um computador, por exemplo. É necessário ter em mente quais dispositivos os leitores irão utilizar para ler a revista e diagramar de acordo, o que não permite tanta experimentação quanto no meio impresso. Ao menos podemos incluir elementos interativos, como vídeos e hyperlinks, na própria matéria. Mas o que realmente importa é levar esse conteúdo aos leitores. Revistas impressas têm a desvantagem de necessitarem transporte, mas chamam mais atenção onde quer que estejam. Isso vale mesmo se a revista é de um, dois anos atrás. Já conteúdo digital é muito dinâmico e rapidamente substituído ou, até mesmo, esquecido. Precisamos sempre avisar quando postamos matérias novas, já que o leitor não tem mais a “surpresa” de receber a revista pelo correio”.

O designer indica ainda o que é necessário em seu trabalho para entregar uma revista bonita aos leitores, todos os meses. “É preciso sempre ter consistência. As imagens precisam ter uma boa resolução, porém não podem ser muito pesadas, para o alívio dos leitores utilizando redes 3G ou 4G. Fora isso, muitos dos “princípios” do meio impresso foram mantidos na revista digital: hierarquia de informações, uso de tipografia, uso de cores, boxes de informação, entre outros. Isso é especialmente importante sempre que precisamos montar um infográfico ou uma galeria de imagens, por exemplo”.

O novo projeto foi desenvolvido pela agência Reserva Comunicação e entre os desafios para a mudança, estava a necessidade de criar um ambiente de simples navegação, bonito visualmente e que fosse de fácil manutenção para os profissionais que iriam operar a plataforma em seu dia a dia. Lucídio Leão, designer responsável por tocar o projeto na agência compartilha sua experiência no desenvolvimento do portal de notícias. “Uma das grandes diferenças entre revista impressa e digital se dá na relação entre leitor e conteúdo. Enquanto a estrutura de uma revista impressa “sugere” a leitura linear, do início para o fim, em uma revista digital a orientação da leitura é bastante diferente. Então, definir com clareza as seções e distribuir bem o conteúdo são as etapas relevantes. No digital, com o uso de banners em destaque, uso de fotos maiores e notícias no topo, é possível tentar persuadir o leitor para iniciar a leitura por esta ou aquela matéria. Mas, a partir daí, a leitura através de uma navegação em ambiente online se torna bastante imprevisível. É preciso que funcione bem, mesmo que o leitor siga o fluxo de leitura mais improvável. Um dos pontos fortes da Revista da Anicer online é a solução de “tagueamento”. Esse conceito se refere à atribuição de termos descritivos aplicáveis aos vários conteúdos da revista. As tags prioritárias do projeto Anicer orientam a navegação por seção e/ou autor, de forma que os conteúdos estejam devidamente organizados e possam ser acessados de forma muito ágil posteriormente. Esse recurso guia o leitor em uma jornada intuitiva e confortável”.

Dirigida a um público composto por cerâmicas e olarias em todo o Brasil, arquitetos, engenheiros, universidades, empresários, pesquisadores, sindicatos, associações, federações da indústria e construtoras, a Revista da Anicer é considerada o primeiro veículo de imprensa voltado, exclusivamente, ao setor de cerâmica vermelha no País, sendo o veículo oficial do setor.

O portal da revista conta com diversas editorias como: Mercado e Inovação, Atualidades, Arquitetura, Engenharia, Finanças e Carreira, Mineração, Qualidade, Tendência de Mercado, Comunicação e Cerâmica Vermelha. Em seu primeiro ano digital, a Revista da Anicer já publicou matérias sobre BIM, tendências da arquitetura, sistemas construtivos, sucessão familiar, marketing digital, reformas na pandemia, normas técnicas, qualidade e muito mais.

“Um veículo que promove a sinergia entre as partes da cadeia da construção, com seriedade e respeito aos seus leitores, merece todo o nosso respeito. Somos colunistas da Revista da Anicer na coluna sobre arquitetura e é sempre um prazer contribuir com dicas e informações que são imprescindíveis para uma obra. Desejamos todo sucesso a este veículo e torcemos que a nossa parceria seja cada vez mais próspera. Parabéns aos responsáveis pela Revista da Anicer”, indicam as arquitetas Andressa Alves e Maria Eduarda.

O publicitário e colunista da Revista da Anicer, Gabriel Medeiros, da editoria “Comunicação”, que trata de publicidade e marketing, faz coro. “Eu trabalhei por dois anos na Anicer, de 2009 a 2011, voltei como colunista quase 10 anos depois e eu vejo como a Anicer é importante para o mercado da construção civil. A quantidade de conteúdo, a quantidade de projeto, a regulamentação dos produtos – tudo isso em prol da melhoria do setor e otimização da indústria. Dentro desse cenário, a Revista da Anicer é o canal que distribui todas essas informações importantes para todos os envolvidos no processo, então eu acho que é um veículo muito importante. Fica aqui o meu recado e falo por todos os colunistas da Revista da Anicer, porque não existe ali pauta mais ou menos importante, todos os artigos são muito interessantes e somam para quem está lendo e absorvendo aquele conteúdo, eu queria agradecer quem tem acompanhado de perto o nosso trabalho e destaco que estarei sempre disponível para discutir questões de marketing e comunicação, que também são imprescindíveis no segmento da construção civil. Parabéns, aos que fazem a revista da Anicer e que venham muitas outras comemorações”.

“A clareza de informação, a confiabilidade e a relevância que a revista tem dado no dia a dia, principalmente neste novo formato digital, chega com muita velocidade na mão de quem precisa de informação e esse dinamismo é um fator muito importante que eu vejo na revista. Aos leitores que acompanham a coluna ao longo desse tempo, gostaria de agradecer. Nós, quando escrevemos como colunistas, pensamos em quem está lendo, para que esse conteúdo seja relevante - porque valorizamos muito o tempo de quem está lendo -, e que o tema possa realmente contribuir no dia a dia dessas empresas, então, um recado breve é: continue acompanhando, continue firme, tome cuidado com o que você recebe de informação sem fonte confiável, isso pode gerar a desinformação e pode gerar grandes prejuízos para todo o setor. Continue ligado que a gente sempre vai trazer bastante novidade, você estará bem informado e no time certo das coisas, você com certeza vai continuar à frente e diferenciado no seu setor”, disse o Engenheiro Calculista e influenciador digital, Rangel Lage.

Vodcasts

No último ano, a Revista da Anicer também promoveu entrevistas exclusivas com profissionais da construção civil. Todos os vídeos estão disponíveis no portal do veículo. Entre os entrevistados, o arquiteto e ex-apresentador do programa Decora, do canal GNT, Maurício Arruda, a consultora do programa É de Casa, da Globo, e influenciadora digital Iza Valadão e o especialista em BIM, Cícero Salaberry.

Para acessar essas e outras entrevistas, clica aqui!

Lives

Com um ano completamente atípico, afetado pela pandemia do coronavírus, a Revista da Anicer precisou se reinventar para levar conhecimento e novidades aos seus associados. Assim, promoveu uma série de lives semanais, com especialistas da cadeia da construção civil e do setor de cerâmica vermelha. Ao todo, foram 26 lives, sobre os mais variados temas. Sempre mediadas por representantes da Anicer, as lives estão gravadas e disponíveis no IGTV do Instagram da Associação, bem como no portal da Revista da Anicer.

Clique aqui e assista!

Instagram Anicer - @anicerbr

Conheça os colunistas da Revista da Anicer

Ana Cecília Lopes

Ana Cecília Lopes

Coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Unisaomiguel e professora nas disciplinas de Contabilidade Geral, Teoria da Contabilidade, Rotinas Fiscais e Trabalhista e Auditoria. Perita Contábil da Justiça Federal de Pernambuco e sócia e diretora da Jas Consultoria Empresarial.

Andressa e Eduarda

Andressa e Eduarda

Andressa Alves é arquiteta e urbanista, Pós-graduada em Avaliação e Perícia de Engenharia. Atua no mercado em construção, reforma e ambientação de interiores no Estado de Pernambuco. É proprietária da @andressaalvesarquitetura. Maria Eduarda é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unicap. Possui experiência nos maiores escritórios de arquitetura e interiores do Recife. Pós-graduanda em Arquitetura Comercial.

Antônio Carlos Pimenta

Antônio Carlos Pimenta

Técnico em cerâmica pelo Senai/SP, administrador de empresas e Consultor Técnico e da Qualidade da Anicer e da Fundacer.

Caio Fontoura

Caio Fontoura

Arquiteto e urbanista, pós-graduado em tecnologia no gerenciamento de obras. Atua em construções de edifícios para o mercado imobiliário da cidade de Salvador (BA). É sócio da AF Engenharia, empresa que atua nos setores industrial e comercial, prestando serviços de planejamento, coordenação de projetos e execução de obras em diversas cidades das regiões norte e nordeste do Brasil.

Ed Wanderley

Ed Wanderley

Ed Wanderley é repórter e escritor, natural de Pernambuco, destacado entre os 100 jornalistas mais premiados do Brasil. Torcedor do Sport e entusiasta da lógica de que quando a informação não é o bastante, só o humor salva.

Edvaldo Maia

Edvaldo Maia

Administrador de empresas, especialista em inovação e difusão tecnológica, tecnólogo em controle tecnológico de obras e consultor técnico da Anicer/Fundacer.

Emil Sanchez

Emil Sanchez

Mestre e Doutor em Engenharia Civil, pesquisador visitante da T.U. Braunschweig/Alemanha, professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense, membro do ACI, PCI, FIB, IABSE, IBRACON e ABCM. Publicou mais de 250 trabalhos (artigos em congressos e periódicos, autor de 4 livros, organizador de 3 livros com autoria de 9 capítulos, e teses).

Gabriel Medeiros

Gabriel Medeiros

Publicitário, estrategista de marketing, ex-diretor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro, e sócio da agência Bartô publicidade, especializada em conteúdo e digital.

Jeferson Lemke

Jeferson Lemke

Consultor Técnico e da Qualidade da Anicer e da Fundacer, Técnico em Cerâmica, Auditor Técnico, atuante no mercado de cerâmica vermelha, nas áreas de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos e gestão de processos.

Márcio Quirino

Márcio Quirino

Publicitário, sócio e diretor de negócios da Reserva Comunicação e Design, agência pernambucana com foco em projetos de comunicação integrada, marketing digital, design gráfico, branding e embalagem. Atende clientes dos mais diversos segmentos, com forte atuação em construção civil e saúde.

Otacilio Oziel de Carvalho

Otacilio Oziel de Carvalho

Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos. Atuando principalmente no segmento de cerâmica vermelha, minerais industriais, prospecção mineral, gerência de qualidade total e geoquímica.

Rangel Costa Lage

Rangel Costa Lage

Especialista e Mestre em Estruturas pela FEC/Unicamp, é Sócio-diretor da Somma Cálculo Estrutural, professor em cursos de pós-graduação da Unicamp, Facens e Unasp, Possui 12 anos de experiência em projetos estruturais de Alvenaria Estrutural.

Clique aqui para anunciar na Revista da Anicer.
COMPARTILHE

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *