Hoje é:19 de setembro de 2024

Será que a venda depende exclusivamente do vendedor?

Por Márcio Quirino

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Quem nunca foi abordado por um vendedor insistente, com argumentos rasos e com até um certo conhecimento técnico sobre o produto, mas que pouco lhe interessava naquele momento? Resta a esse mesmo vendedor pedir ajuda para que o seu produto seja comprado.

Essa é uma realidade comum, pois muitas empresas acreditam que a responsabilidade pela venda é exclusivamente do vendedor. Que metas foram dadas para serem cumpridas e nada mais é importante. Mas não é bem assim.

O comportamento humano, sobre vários aspectos, é estudado há séculos e sempre foi constatado que só fazemos aquilo que queremos. Ir de encontro a isso é algo desgastante, com resultados demorados, que gera insatisfação por parte dos clientes e dos próprios vendedores. Um exemplo disso é um vendedor de plano de TV a cabo, ligando para te oferecer uma nova assinatura. Deu para entender?

A ação, a decisão de compra, parte daquilo que fundamentalmente desejamos. Por isso existe o marketing! Para gerar desejo e até necessidade, por algum produto ou serviço. Por isso afirmo que, com um marketing bem feito, aliado a um time de vendas capacitado e um produto que atenda às necessidades dos consumidores, com preço justo, não tem como falhar!

O marketing existe para capacitar o seu produto a gerar uma percepção de valor, junto ao seu cliente, principalmente quando variáveis como preço, condição de pagamento, qualidade do produto, são similares a dos seus concorrentes. Podemos dizer que o marketing ajuda, e muito, na hora do desempate. Se não fosse por isso, acha que um banco como o Itaú seria uma das marcas que mais investe em mídia no país?

Ajude os seus vendedores a venderem mais e com mais qualidade. Ajude a sua empresa a conquistar clientes satisfeitos, que desejem o seu produto. Existem técnicas e ferramentas para isso, além de muita gente competente. A decisão de iniciar a investir em marketing é sua e aconselho que a faça agora. Desejo sucesso!

Instagram: @marcioquirino.mkt

COMPARTILHE

Publicitário, sócio e diretor de negócios da Reserva Comunicação e Design, agência pernambucana com foco em projetos de comunicação integrada, marketing digital, design gráfico, branding e embalagem. Atende clientes dos mais diversos segmentos, com forte atuação em construção civil e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *