Por Manu Souza, com informações da Assessoria de Imprensa | Imagens: Anicer e Elton Bastos
O Sindicato das Indústrias de Cal e Gesso, Olaria, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento e Cerâmica para Construção, da Cerâmica, de Louças de Pó de Pedra, da Porcelana, da Louça de Barro, de Vidros e Cristais Ocos no Estado do Ceará – Sindcerâmica/CE, promove a campanha Tijolo Legal, com o objetivo de valorizar o produto cerâmico, incentivar a legalidade das empresas e conformidades dos produtos, inibir a concorrência desleal, criar cultura de vendas pela qualidade técnica, valorizar e educar o consumidor final.
Segundo o presidente do Sindcerâmica, Marcelo Tavares, “a campanha serve para que a população tenha mais atenção na compra do tijolo, exigindo dos fabricantes e de quem vai conduzir a obra o uso de produtos dentro da norma”.
O Coordenador da Qualidade do Ipem Fortaleza, William Melo, explica que, de acordo com a portaria n° 558/2013 do Inmetro, os tijolos devem trazer informações gravadas em uma de suas faces externas, de forma visível. “O consumidor deve ficar atento as informações que devem estar no produto: a identificação do fabricante (CNPJ e razão social ou nome fantasia); lote ou data de fabricação; e dimensões nominais em centímetros, na seguinte sequência: largura, altura, comprimento, telefone do serviço de atendimento ao consumidor ou correio eletrônico ou endereço do fabricante, importador, revendedor/distribuidor”, esclarece Melo.
A população pode denunciar possíveis irregularidades nas cerâmicas e tijolos pelo telefone 0800 280 15 26. A campanha conta com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae), com o apoio do Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza (Ipem) e da Anicer.
No último mês de setembro, o Sindcerâmica realizou a entrega de ferramentas ao Ipem Ceará. A ação só foi possível graças à parceria do sindicato com mais de 20 empresas que participam da “Campanha Tijolo Legal”. Com o auxílio dessas ferramentas e materiais de trabalho, os fiscais poderão atuar com mais precisão nas fiscalizações.
Anicer e Sindcerâmica/CE promovem treinamento Tijolo Legal
No final do mês de junho, foi realizado um curso de aperfeiçoamento sobre a Norma ABNT NBR 15270:2017, para os técnicos do Ipem e Senai do Ceará. O objetivo do evento foi esclarecer questões técnicas sobre o conteúdo normativo. O treinamento online, ministrado pelo Consultor Técnico da Anicer, Antônio Pimenta e pelo representante da Entidade Gestora Técnica (EGT) do PSQ, Lucas Lopes, detalhou questões da Norma Técnica NBR 15.270-2017 1 e 2 e da Portaria Inmetro 270-2021, que regularizam os blocos cerâmicos de vedação.
A intenção do treinamento foi trazer para o corpo técnico que fiscaliza os blocos cerâmicos do estado uma atualização do conteúdo, levando informações da campanha do Tijolo Legal, de modo que estes órgãos estivessem de acordo com os procedimentos e exigências da norma.
Para o presidente do Sindcerâmica/CE, Marcelo Tavares, o treinamento auxiliou os órgãos de fiscalização na realização do trabalho diário e na promoção da campanha Tijolo Legal. “A capacitação foi muito importante porque vimos que os profissionais do Ipem e Inmetro não estão familiarizados com as portarias e normas no dia a dia, então, para poder aderir à campanha do Tijolo Legal, foi fundamental o treinamento e aperfeiçoamento para tirar dúvidas, os técnicos precisam estar capacitados. Foi tão positiva a reunião que eu acho que a Anicer poderá replicar o treinamento para outros profissionais do país”.
No treinamento, foi esclarecido que algumas características interessantes do produto são as dimensões externas dos blocos, largura e comprimento, que seguem uma regulamentação específica de acordo com a tabela existente na portaria e na norma, e que devem ser seguidos pelos fabricantes do produto cerâmico.
Pimenta falou sobre a relevância de se estabelecer uma boa comunicação sobre as demandas do setor. “Todas as associações e sindicatos giram em torno dos interesses de seus associados e essas atividades e iniciativas ajudam muito a reunir e discutir seus problemas, então, vamos discutir a questão do Tijolo Legal, que é estabelecer uma comunicação melhor com essas revendas, uma comunicação melhor com o consumidor final, que vai comprar o produto, vai construir uma obra qualquer, seja uma alvenaria, uma cobertura, uma laje. Essa comunicação, esse levar informação técnica sobre o que é um produto de boa qualidade é muito importante para qualquer setor”.
O curso explicou ainda que na amostragem é necessário realizar a inspeção visual, registro fotográfico, avaliar a necessidade de armazenar contraprova, de elaborar um formulário de coleta e da nota fiscal. Sobre os ensaios específicos, realizados para a campanha do Tijolo Legal, estão inclusos dentre o que será analisado, a identificação, as características visuais, dimensional, largura, altura, comprimento, parede e septo.
O palestrante Lucas Lopes mostrou, na prática, a forma correta de realizar as medições dos blocos cerâmicos para que na fiscalização seja verificada a conformidade das medidas corretamente. Para Lopes, o treinamento foi importante para elucidar sobre as regras de forma que possam ser aplicadas nas fiscalizações. “O Sindcerâmica/CE, juntamente com o Ipem, Inmentro e Senai, buscou o auxílio da Anicer e da EGT Firjan-Senai Três Rios para capacitação do pessoal envolvido na campanha. Além da fiscalização, o objetivo foi conscientizar os fabricantes e fornecedores de blocos cerâmicos sobre a importância de produzir blocos que atendam a Portaria 270/2021 e a ABNT NBR 15.270:2017. Dessa forma, conseguiremos reduzir, cada vez mais, o índice de não conformidade sistemática”.
Tijolo Legal
Criada inicialmente pelo Sindicato da Indústria de Cerâmica do Rio Grande do Norte (Sindicer/RN), em 2016, a campanha Tijolo Legal passou por uma reformulação e com o apoio do Sebrae, Firjan, Sindicers e da Anicer, ganhou nova identidade e força para ser tornar uma marca nacional.
Cedida à Anicer, em comum acordo entre Sindicers e a Associação, a campanha Tijolo Legal, pode ser disponibilizada a todos os Sindicatos, Associações e Cooperativas de cerâmica vermelha, associados à Anicer. A Associação investiu ainda no desenvolvimento da marca Telha Legal, para atingir os fabricantes deste material em todo o Brasil.
O objetivo da ação é incentivar a venda regular e legal dos tijolos por fabricantes, revendedoras e distribuidoras em todo o Brasil. Além disso, a iniciativa visa demonstrar as vantagens e benefícios da utilização de tijolos produzidos dentro das normas técnicas, atendendo aos mais rigorosos controles de qualidade.
De acordo com pesquisas, o produto dentro da Norma Técnica proporciona ganhos representativos do início ao final da obra, oferecendo uma economia financeira inteligente e benefícios para a vida toda. Mais do que apresentar este produto diferenciado ao consumidor, a campanha visa estimular as revendas que prezam pela qualidade de seus produtos e pela satisfação de seus clientes cada vez mais exigentes.
Para mais informações, entre em contato com a Anicer: comunica@anicer.com.br
Deixe um comentário